Benfica perde no último segundo na Liga Europeia
Encarnados estiveram perto da vitória sobre o líder do grupo, RN Lowen, na Luz, mas foram os alemães a superiorizarem-se, no último segundo, por 36-35
O Benfica perdeu com os alemães do RN Lowen, por 35-36, em jogo da 3.ª jornada do Liga Europeia, esta terça-feira à noite, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Os encarnados somaram a segunda derrota nesta fase da competição, após o desaire com o Nantes e a vitória sobre o IFK Kristianstad, mantendo a 3.ª posição do agrupamento, com dois pontos, a dois dos franceses, segundos, e quatro dos germânicos, os líderes.
O treinador do Benfica, Jota González, alertara, em antevisão à partida, que esta se revestia de importância «fundamental» para as pretensões da sua equipa na competição. Repto a que os seus pupilos corresponderam com efetividade nos minutos iniciais, contrariando o favoritismo – e a superioridade que desde cedo se aferiu ser indiscutível - do adversário alemão, mais forte física e tecnicamente.
O empenho nos duelos e a concentração competitiva, principalmente ações defensivas – outra exigência do técnico espanhol para o sucesso na contenda – permitiram aos encarnados manterem-se perto dos germânicos no marcador ao longo da primeira parte. De qualquer modo, sentiu-se quase sempre que os visitantes do norte do Europa preferiam controlar os momentos do jogo nesta fase e manter-se apenas em vantagem – que, reforce-se, nunca foi esclarecedora. Até ao intervalo, que se atingiu com 15-19 no placard.
Esta toada alterou-se, de forma expressiva, após o reatamento. O RN Lowen energizou-se durante o descanso e no recomeço das hostilidades revelou-se… verdadeiramente hostil! O Benfica acusou o ímpeto contrário e mostrava-se incapaz de o deter, afundando-se no marcador, que atingiu 15-23 após quatro golos consecutivos dos alemães.
Pensou-se, então, no pavilhão da Luz, que os forasteiros teriam arrancado, irresistíveis, para a vitória, ainda que tão cedo na etapa complementar. E quem desconfiou, acertou. O Benfica reagiu, reequilibrou-se, e partiu para a recuperação a pouco mais de 20 minutos do final, com três golos sem resposta.
Galvanizadas, as águias não aliviaram o acelerador e chegaram à igualdade e, não se contendo, à vantagem, elevando aos píncaros a emoção no recinto. Nos últimos cinco minutos, a partida disputou-se ponto a ponto, com distâncias marginais no marcador, em incerteza absoluta sobre o vencedor.
E foi até ao último segundo que esta prevaleceu, e num final impróprio para cardíacos foi o RN Lowen a adiantar-se para o triunfo, com um golo ao soar da buzina.
ABC derrotado em Braga pelo Skjern (25-32)
Ainda na noite europeia de andebol, também em jogo da Liga Europeia, o ABC recebeu em Braga os dinamarqueses do Skjern e foi derrotado por 25-32, com 13-16 ao intervalo. Após este resultado, os minhotos ocupam a terceira posição do Grupo D, com dois pontos, a mesma distância para o segundo classificado, aquela equipa nórdica, e a quatro do líder Nexe.