Andebol: após vencer o FC Porto e antes de ir à Luz, Sporting perde na Europa
Ricardo Costa treinador do andebol do Sporting
Foto: IMAGO

Andebol: após vencer o FC Porto e antes de ir à Luz, Sporting perde na Europa

ANDEBOL14.11.202319:25

Leões defrontaram o Tatabánya na terceira ronda da Liga Europeia

A festa durou pouco. E agora também não há muito tempo para ficar a lamentar.

Três dias depois de vencer o FC Porto na Dragão Arena, o Sporting perdeu frente aos húngaros do Tatabánya em jogo da terceira jornada da Liga Europeia de andebol por 31-29.

Este é o segundo desaire consecutivo dos leões na prova, o que obriga a vencer os três últimos jogos desta fase de grupos para seguir em frente.

Apesar de ter rodado muito a equipa num jogo que surgia encaixado entre a vitória sobre o FC Porto e a visita ao Benfica, Ricardo Costa viu o Sporting entrar bem e a confirmar o favoritismo.

A meio da primeira parte, os leões venciam por três golos (9-6), mas entraram depois num período de quase 10 minutos sem marcar, até com contra-ataques falhados, e a equipa da casa não só recuperou, como passou para a frente pela primeira vez aos 25’. E depois e só parou quando já tinham três golos de vantagem (13-10).

Já com uma equipa mais próxima da que alinhou de início no triunfo sobre o FC Porto, os leões conseguiram reduzir a desvantagem e ir para o intervalo a perder por apenas um golo (13-12), graças a dois golos de Martim Costa, pouco depois de entrar em campo.

A reentrada na segunda parte trouxe melhorias ofensivas à equipa portuguesa, mas defensivamente o Sporting demorou a acertar. Isso associado a uma série de exclusões fez com que o Tatabánya dilatasse a diferença, chegando aos 24-19 a meio da segunda parte.

Com Kiko Costa a apresentar uma percentagem de eficácia muito inferior ao habitual e Martim Costa a jogar pouco tempo, mesmo com Kristensen a mostrar-se bem na baliza, o Sporting perdia por seis golos a pouco mais de 10 minutos do fim.

Nos últimos minutos Ricardo Costa arriscou no ataque com o 7x6, mas a tentativa de reação dos leões esbarrou algumas vezes nos postes e na falta de eficácia dos jogadores leoninos.

À terceira jornada, o Sporting passa a somar duas derrotas e apenas uma vitória, mas tem de receber ainda as duas equipas que estão na frente do grupo e continua a depender apenas de si para seguir em frente na prova.

Resta saber agora como vai a equipa leonina reagir a este desaire, tanto em termos físicos como anímicos, para o dérbi frente ao Benfica, agendado para o próximo sábado.