Benfica e Sporting: futuro europeu em jogo antes do dérbi
Benfica e Sporting têm encontro marcado para domingo no campeonato de andebol, mas antes há jogos europeus (Miguel Nunes/ASF)

Benfica e Sporting: futuro europeu em jogo antes do dérbi

ANDEBOL14.11.202300:31

Benfica e Sporting têm partidas decisivas nas ambições europeias, a quatro dias do confronto entre si no campeonato de andebol. ABC também com jogo importantíssimo

Há um Benfica-Sporting daqui a dias, mas esse vai ter de esperar. Sim, um dérbi atirado para segundo plano. Porque valores mais altos se levantam. As competições europeias. Com o tal confronto entre si pelo meio, águias e leões jogam duas partidas que podem definir o futuro na Liga Europeia.

E as decisões começam já nesta terça-feira. Depois de uma vitória e uma derrota nas primeiras duas rondas, o Benfica recebe o líder do grupo A, aquele que foi definido pela federação europeia como o «grupo da morte». Os alemães do Rhein-Neckar Lowen chegam à Luz com o registo 100% vencedor numa prova na qual são assumidos candidatos a chegar à final-four e Jota González, treinador das águias, diz que estará na defesa o trunfo para vencer.

«O mais importante é estar bem na defesa e apostar no contra-ataque, frente a uma equipa com muitos jogadores internacionais que rematam muito da 1.ª linha, mas que também joga bem com os pivôs e é forte no um contra um», aponta.

«É um jogo fundamental se quisermos passar à fase seguinte. Temos de ganhar em casa e precisamos de ir buscar um triunfo fora também», acrescentou o técnico, não esquecendo que o Benfica visita este mesmo adversário na próxima semana e os suecos do Kristianstad em dezembro.

Apesar de chegar a esta fase da prova também com uma vitória e uma derrota, o cenário para o Sporting parece menos nublado, uma vez que é, em teoria, a equipa mais forte do grupo. Nesse sentido, depois de terem perdido na Roménia frente ao Constanta, os leões viajam à Hungria mais pressionados para defrontar o Tatabánya, um adversário que conhecem.

«Não é uma equipa muito diferente daquela que defrontámos há dois anos. São pesados e não esperamos as facilidades que tivemos quando ganhámos lá por 14 golos», reconhece Ricardo Costa. 

Com uma equipa motivada depois de vencer o FC Porto, o timoneiro leonino diz que a receita para vencer passa por fugir aos duelos físicos.

«Se for na força, sabemos que não vamos ultrapassá-los, mas temos armas para contrariar esse poderio. Temos de estar preparados para fazer o nosso jogo de transições rápidas, ser inteligentes e obrigar o Tatabánya a cometer erros», resume.

ABC defronta dinamarqueses de Nazaré

Com um registo semelhante aos de Benfica e Sporting, o ABC recebe às 19.45h os dinamarqueses do Skjern, do português Joaquim Nazaré, com quem partilham e devem disputar o segundo lugar do grupo D. Naquele que será o primeiro jogo na condição de visitado, o conjunto bracarense sabe da importância de um triunfo para seguir em frente na prova, como assume Filipe Magalhães.

«Temos o sonho e a ambição de chegar à fase seguinte e este jogo é crucial. É imperativo vencer este jogo, apesar do desafio difícil diante de uma equipa com um grande legado no andebol dinamarquês e no andebol português, que conta com vários jogadores internacionais», disse o treinador do ABC.