Portugal volta a perder final do Europeu contra Geórgia superior
A foto de família da Seleção Nacional antes da final com a Geórgia

Portugal volta a perder final do Europeu contra Geórgia superior

RÂGUEBI17.03.202423:56

Derrota por 10-36 fez a Seleção Nacional falhar o segundo título

Portugal perdeu este domingo com a Geórgia, por 10-36, na final do Rugby Europe Championship 2024 (REC24), realizado em Paris, e falhou o segundo título europeu de râguebi num encontro em que os georgianos voltaram a ser muito superiores.

Seis meses após o empate (18-18) no Mundial e um ano após o desaire (11-38) na final do REC23, a Seleção Nacional voltou a denotar enormes dificuldades no jogo de avançados, o que pode ser explicado, em parte, pela inexperiência da primeira linha do pack avançado.

Ao intervalo, a Geórgia já vencia por 12-3, com quatro penalidades de Luka Matkava (09, 14, 29, 34 minutos), às quais Portugal só conseguiu reagir nos descontos, com um pontapé certeiro de Hugo Camacho (40+1) a quase 50 metros dos postes.

O tiro do médio de formação mantinha Portugal ‘dentro’ do resultado, mas, na segunda metade, os georgianos dispararam no marcador com ensaios de Akaki Tabutsadze (43, 64), Vano Karkadze (50) e Mikheil Alania (69).

Além das enormes dificuldades no jogo de avançados, particularmente nas formações ordenadas, Portugal cometeu demasiados erros sempre que chegou à área de 22 metros do adversário e, por isso, quase sempre saiu dessa zona sem pontuar.

A exceção aconteceu já quase em cima do apito final, quando Rodrigo Marta (79) finalizou aquela que foi a melhor jogada da seleção portuguesa, finalmente, a movimentar a bola à mão, com velocidade e sem erros em toda a largura do terreno, causando enormes dificuldades aos georgianos.Hugo Aubry, que surpreendentemente começou o jogo no banco, transformou o toque de meta para estabelecer o resultado final em 36-10, números muito próximos da final do ano passado, em Badajoz.

A entrada tardia de Aubry ajuda ainda a explicar algumas dificuldades no jogo ao pé da seleção portuguesa, principalmente na primeira parte, onde os lobos também não foram felizes, perdendo Nuno Sousa Guedes, por lesão, logo no segundo minuto do encontro.

Contas feitas, a Geórgia justificou plenamente o triunfo e Portugal deu a sensação de poder fazer muito melhor frente a um adversário que não vence há 19 anos, desde 2005.

Ainda assim, apesar do ‘tropeção’ da derrota por 10-6 na Bélgica, na primeira jornada, os 'lobos' parecem ser, efetivamente, um dos principais candidatos a conquistar o apuramento para o Mundial da Austrália-2027 a partir do próximo ano.