Râguebi: Portugal cai três posições no ranking mundial
Derrota com a Bélgica ditou queda abrupta
Após o sonho, a realidade: depois de Portugal escrever um conto de fadas ao vencer as Fiji no Mundial-2023, a seleção subiu à 13.ª posição do ranking mundial, o melhor resultado de sempre da equipa. No entanto, uma derrota com a Bélgica (que estava 16 lugares atrás dos Lobos) no passado sábado, por 10-6, na primeira jornada do Rugby Europe Championship 2024 (REC-2024), trouxe implicações negativas para esse ranking.
Portugal teve a maior queda na classificação mundial da última semana e foi ultrapassado por Geórgia, Samoa e Tonga. Já a Bélgica, que não ganhava aos lusos há sete anos, subiu três lugares.
Para além desta descida, Portugal ficou sem margem de erro no que resta do REC-2024, já que está no 3.º lugar do Grupo B, com um ponto, menos três do que Bélgica e Roménia. Assim, os Lobos terão de vencer os próximos dois duelos para garantirem pelo menos o 2.º lugar do grupo e o apuramento para as meias-finais da competição.
Portugal jogará no próximo sábado com a Polónia, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, e depois dia 17 de fevereiro, com a Roménia, em Bucareste.
As meias-finais do REC-2024 disputar-se-ão nos dias 2 e 3 de março, em casa do vencedor de cada um dos dois grupos, que recebe o segundo classificado do grupo oposto.
A final joga-se depois a 17 de março, em Paris, no Estádio Jean Bouin.