Como A BOLA avançou, em janeiro o supergoleador só sai pelos 100 milhões da cláusula. No final da época a conversa é outra e as conversas podem começar nos 70 milhões de euros (mais bónus)
Cada vez mais, à medida que a janela de mercado de janeiro se aproxima, Viktor Gyokeres nas bocas do mundo. E o mundo sabe que para o contratar no inverno, o clube interessado terá de pagar o valor da cláusula de 100 milhões de euros. Como A BOLA avançou, no mercado de verão a administração do Sporting admite negociar e o valor para início de conversas está cifrado nos 70 milhões de euros, mais objetivos a definir que inflacionarão a operação no médio/longo prazo. E se houver leilão, com mais de um clube interessado, então os números poderão aproximar-se mais da cláusula de rescisão.
Leões já definiram que em janeiro o sueco é inegociável, só sai pelo valor da cláusula. Quem quiser levar o goleador (esta segunda-feira associado ao City, clube para onde Hugo Viana segue como diretor desportivo) por menos de €100 milhões tem de esperar por 2025/2026
Os números de Gyokeres, avançado de 26 anos, impressionaram na temporada passada, a de estreia pelos verdes e brancos, e mais impressionam nesta temporada. Estamos no início de dezembro e o sueco já tem 24 golos em 21 jogos pelo Sporting e soma ainda nove em seis partidas pela seleção. Tendo em conta que na Liga dos Campeões já marcou cinco, com hat trick ao Manchester City, então não admira que esteja referenciado por todos os grandes clubes das maiores ligas europeias.
Um desses clubes é o Manchester United e na segunda-feira em Inglaterra até avançaram com contactos dos red devils pelo leão, algo que, apurámos, não aconteceu, mas não invalida que o clube agora treinado por Rúben Amorim não seja um dos mais interessados no supergoleador — mesmo por isso, por ser treinado pelo antigo técnico leonino, mas também porque o interesse vem de antes disso.
Dificilmente o Manchester United, ou outro clube qualquer, pagará os 100 milhões da cláusula para resgatar Gyokeres em janeiro, é essa a condição única para o levar na janela de inverno, mas no verão o preço será mais acessível, ainda assim nunca abaixo dos 70 milhões de euros. Mais variáveis por objetivos, relativos ao desempenho desportivo individual e coletivo. E não será de descartar os red devils poderem começar a falar já para reservar o avançado, como está na calha para acontecer com outro leão, Quenda, que também está na agenda do emblema de Manchester.
CLUBES APONTADOS AO SUECO
Mas não é apenas o Manchester United a ser apontado como interessado em Gyokeres. Em meados de outubro, o jornal catalão El Nacional noticiava que Haaland não queria continuar em Inglaterra e que teria já avisado os seus representantes, bem como o Manchester City, da intenção de deixar o clube com o qual tem contrato até junho de 2027. A estrela norueguesa, recorde-se, tem sido apontada ao Real Madrid e também o Barcelona já foi associado ao jogador. E se em Espanha falaram na saída de Haaland do clube em que o atual diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, vai exercer funções na próxima época, logo na Suécia, país natal de Gyokeres, apontaram-no ao lugar que ficaria vago com a hipotética saída do norueguês, garantiam que o camisola 9 dos verdes e brancos estaria no topo da lista dos citizens e acrescentavam ainda rumores sobre a presença de Gyokeres numa lista do Barcelona para substituir Lewandowski.
‘Red devils' a acelerar pelo avançado até ao verão não é cenário impossível… mas contactos de que se fala ainda não aconteceram
O rol de potenciais destinos para o camisola 9 do Sporting é restrito porque milionário, mas no caso da corrida ser, pelo menos, a dois, então os leões podem beneficiar. Sabendo que o jogador terá sempre palavra, até porque quando foi contratado ao Coventry por 20 milhões de euros havia outros interessados capazes de dar mais. Mas Viktor Gyokeres, que tem contrato válido até junho de 2028, escolheu o Sporting e o seu projeto.