26 janeiro 2025, 14:08
Mundial: Todos querem fugir da Dinamarca
Portugal tem de pontuar hoje com o Chile, mesmo já tendo assegurado um lugar no quartos e a razão é simples: evitar jogar já com os dinamarqueses que não perdem há oito anos...
Seleção Nacional derrotou o Chile e volta a jogar quarta-feira, 19h30, frente à equipa que 4.ª classificada no Europeu do ano passado.
Portugal entrou em jogo frente ao Chile sabendo que um empate bastava para garantir o primeiro lugar do grupo no ‘main round’ e, dessa forma, evitar o embate com a poderosa Dinamarca.
A Seleção Nacional esteve sempre na frente, como seria de esperar, mas sem impôr muito o seu ritmo, adaptando-se mais ao Chile, permitindo a entrada de jogadores com menos tempo, mas sem colocar em risco a sua superioridade. Kiko Costa foi o melhor marcador da seleção com nove golos e o MVP da partida.
Com a família Costa a dar o mote, a Seleção já vencia por 4-1 quando, aos quatro minutos, Victor Iturriza foi excluído. Ainda assim, o Chile, claramente uns degraus abaixo do nível português, não aproveitou e quando Brandão viu igualmente dois minutos, a meio da primeira parte, a equipa lusa mantinha uma distância de segurança mínima (12-9).
Aos 17 minutos (15-11), Martim já marcara quatro golos e Kiko cinco, com os irmãos a assumirem claramente o ataque. Pouco depois dos 20 minutos, Illesca vê cartão vermelho e fragiliza ainda mais a formação chilena, João Gomes coloca Portugal a vencer por 16-12 e o treinador do Chile pede time-out.
A cinco minutos do intervalo, os sul americanos conseguiram reduzir para 17-15 e Paulo Pereira chamou os soldados para reorganizar as tropas, chegando ao intervalo a vencer (18-15).
A segunda parte seria um verdadeiro pesadelo para os chilenos que deixaram de resistir e acabaram por ser engolidos pela superioridade portuguesa proporcionalmente. A 11 minutos do final, Pedro Portela selou um parcial de 7-0 (37-25) e o desfecho desta crónica anunciada. Os últimos 10 minutos revelaram-se um pesadelo para os chilenos que quase permitiram que Portugal igualasse o maior número de golos marcados até agora foi registado no Dinamarca-Argélia (47-22).
26 janeiro 2025, 14:08
Portugal tem de pontuar hoje com o Chile, mesmo já tendo assegurado um lugar no quartos e a razão é simples: evitar jogar já com os dinamarqueses que não perdem há oito anos...
Mas não. A seleção venceu por 46-28 e, contas feitas, os 18 golos de diferença mostram o foco que a equipa colocou na tarefa frente a um rival inferior e são o cartão de apresentação para a Alemanha, quinta classificada no último Mundial, com quem Portugal vai jogar quarta-feira, a partir das 19h30.