João Simões com renovação à vista no Sporting
Termina contrato em 2027 mas promoção e consolidação na equipa principal convidam SAD a prolongar vínculo. A emoção do primeiro golo do estudante de ciências que vai fazer exames para a faculdade
Minuto 89: sai Francisco Trincão, entra João Simões. Minuto 90: golo do Sporting, autoria de… João Simões. Foi entrar e estrear-se a marcar pela equipa principal, o jovem médio de 18 anos a fazer, ao 12.º jogo pela equipa A, o primeiro golo numa temporada de promoção e consolidação no plantel principal, a convidar a administração leonina à renovação do contrato, atualizado na medida da subida de estatuto de um médio que veste de leão ao peito desde os sub-12. Esse prolongamento do vínculo está à vista, no curto/médio prazo.
Foi ainda com Ruben Amorim que João Simões foi promovido à equipa principal. As chamadas regulares aos treinos foram aproveitadas pelo médio para se consolidar no grupo e com a onda de lesões no plantel assumiu a titularidade já em cinco dos 12 jogos. No sábado, com o Nacional, saltou do banco a tempo de pedir a bola a Geny Catamo e fechar o marcador no 2-0.
Foi há quase dois anos, em fevereiro de 2023, que João Simões assinou o primeiro contrato profissional com o emblema de Alvalade. Nessa altura, confessou um objetivo cumprido esta temporada. «Quero estrear-me pela equipa principal do Sporting, se possível no Estádio José Alvalade. É algo que ambiciono muito porque é o estádio que conheço desde miúdo e sempre tive vontade de jogar lá um dia», confessou. A realização do sonho aconteceu a 22 de novembro de 2024, no 6-0 ao Amarante da Taça de Portugal, pela mão do então treinador leonino João Pereira. O primeiro golo foi marcado a 25 de janeiro de 2025.
João Simões já não sai do plantel A e por isso a renovação está à vista. Melhoria salarial também, naturalmente, e vínculo pelo menos até 2030 no horizonte. Assunto para se começar a falar após o mercado de transferências de inverno e a poder ganhar forma até ao verão.
Aos 18 anos e no Sporting, o plano A de João Simões é o futebol, uma carreira de leão ao peito e tudo o mais que conseguir e lhe for proporcionado. Mas nem por isso o jovem algarvio, natural de Portimão, descura os estudos. Frequenta o 12.º ano na área de ciências e no final deste ano letivo prepara-se para fazer os exames nacionais de acesso à faculdade.
Bom aluno na escola, carismático em campo e no balneário, capitão de equipa nas camadas jovens dos leões e nas seleções, não se estranha que João Simões entre em campo com os graúdos e rapidamente se assuma e até dê indicações.
O golo ao Nacional deixou-o nas nuvens — «Inesquecível, obrigado a todos. Seguimos», escreveu nas redes sociais — e aos companheiros de equipa muito felizes, daí as reações após o golo de ontem. «Meu chorão», escreveu Geovany Quenda numa publicação do amigo e companheiro de equipa, a propósito das lágrimas que o jovem algarvio não conteve na hora de celebrar um golo dedicado aos pais.