Neemias e Prey convocados para os últimos jogos do Eurobasket
Neemias Queta com o troféu de campeão da NBA (A Bola)

Neemias e Prey convocados para os últimos jogos do Eurobasket

Apesar dos dois jogadores se encontrarem a atuar nos Estados Unidos, um na NBA e o outro na NCAA, e não poderem vir à Seleção, o selecionador nacional Mário Gomes manteve-os entre os 23 elementos que chamou para os decisivos embates contra Israel e Ucrânia, a que Portugal está obrigado a ganhar um para disputar, pela quarta vez, um Eurobasket.

A federação de basquetebol anunciou, esta quinta-feira, os 23 basquetebolistas escolhidos pelo selecionador masculino Mário Gomes para os embates frente a Israel e Ucrânia, em fevereiro, os últimos de qualificação para o Eurobasket2025 e a que Portugal está obrigado a ganhar pelo menos um para garantir o apuramento.

O técnico nacional repete os jogadores dos últimos encontros, mantendo na lista o poste Neemias Queta, dos Boston Celtics, que não poderá alinhar por se encontrar a disputar a regular season da NBA e os clubes desta não libertarem os seus internacionais durante o campeonato. Um pouco o que acontece com Rúben Prey, da Universidade de St. John´s, em Nova Iorque, que se encontra a atuar na I Divisão da NCAA.

Lista dos 23 pré-convocados:

Bases: Diogo Gameiro (Benfica), Diogo Ventura (Sporting), Diogo Brito (Ourense, Esp), Anthony da Silva (Évreux, Fra), Francisco Amarante (Alimerka Oviedo, Esp), Litos Cardoso (Oliveirense), Pedro Bastos (Vitória de Guimarães), José Barbosa (Benfica), Sérgio Silva (Sporting) e Rafael Lisboa (Ourense, Esp).

Extremos: André Cruz (Sporting), Miguel Queiroz (FC Porto), Nuno Sá (Galomar), Rúben Prey (University St. John’s, EUA), Travante Williams (Oradea, Rom). Vladyslav Voytso (Cantabria, Esp), Diogo Araújo (Oliveirense)

Postes: Neemias Queta (Boston Celtics, EUA), Cândido Sá (Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado (FC Porto), Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães) e Sasa Borovnjak (Antibes Sharks, Fra).

Portugal, que procura a quarta participação em fases finais, depois de Suíça-1935, Espanha-2007 e Lituânia-2011, ocupa o terceiro lugar do Grupo A de qualificação, com seis pontos, a um da Eslovénia e de Israel. A Ucrânia é qurta, com quatro.

Os três primeiros classificados qualificam-se para a fase final, a disputar em Chipre, Finlândia, Polónia e Letónia, entre 27 de agosto e 14 de setembro, bastando a Portugal vencer um dos dois últimos jogos, ou esperar que a Ucrânia não ganhe qualquer encontro.

Portugal chegou a esta fase de qualificação ao vencer o Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, com 11 pontos, os mesmos da Bulgária, segunda, oito da Roménia, terceira, e seis do Chipre, quarto e último.