SC Braga: André Horta a embalar no papel de… ‘reforço’

Médio voltou à titularidade quase um mês depois e estreou-se a marcar na presente temporada. Pode ser uma ótima solução para a segunda metade da época. Mas o mercado ainda olha para o 10…

À lei da bomba! Assim foi a estreia a marcar de André Horta na presente temporada. Aos 22 minutos da partida dos oitavos de final da Taça de Portugal, diante do Lusitano de Évora (2-1), ontem, o médio bracarense abria o ativo com um golaço de fora da área e aquecia a noite gélida da Pedreira.

Nesse momento, o camisola 10 voltava a fazer o gosto ao pé, exatamente oito meses depois do último festejo que foi… a dobrar: a 15 de maio de 2024, e quando representava o Olympiakos, por empréstimo do SC Braga, André Horta bisara no triunfo do gigante do Pireu sobre o AEK Atenas (2-0), na penúltima jornada da fase de apuramento de campeão da Grécia.

Curiosamente, a última vez que o médio celebrara com a camisola dos guerreiros do Minho também tinha sido… em dose dupla: na primeira metade da época passada – só rumou ao Olympiakos em janeiro -, Horta apontara dois golos no empate dos arsenalistas no terreno do Gil Vicente (3-3), na 9.ª jornada da Liga, a 28 de outubro de 2023.

O tento conseguido frente ao Lusitano de Évora foi como que a cereja no topo do bolo para André Horta, não só porque abriu caminho à vitória da equipa numa prova em que os minhotos têm legítimas aspirações, mas também porque foi a melhor forma de o antigo internacional sub-21 português registar o regresso à titularidade – a última vez que tinha integrado o onze inicial fora a 16 de dezembro do ano passado, diante do Famalicão (3-3), num dérbi referente à 14.ª ronda do campeonato.

Pode, assim, abrir-se uma janela de oportunidade para que André Horta embale e assuma o papel de reforço para Carvalhal – técnico que o conhece bem e que o levou para o conjunto grego na época passada -, isto sem esquecer que o mercado está aberto e que há clubes de olho no camisola 10 dos bracarenses. O Santos, do Brasil, é um deles…  

Paulo Oliveira, sim, Robson Bambu, nim

Paulo Oliveira a postos, Robson Bambu ver-se-á. É este ponto de situação dos dois defesas-centrais na preparação para o jogo com o Estrela da Amadora, da 18.ª jornada da Liga e que está agendado para as 18 horas de domingo.

O português está já recuperado do problema físico de que padecia e, por essa razão, pode entrar nas contas de Carlos Carvalhal para a deslocação à Reboleira.

Já o brasileiro ainda continua em dúvida. Robson Bambu foi substituído ainda na primeira parte do embate com o Lusitano de Évora, para a Taça de Portugal, devido a uma entorse no tornozelo esquerdo, e pese embora o problema não ofereça uma gravidade por aí além, o que é certo é que o camisola 3 não tem a garantia de ser dado apto pelo departamento médico para o duelo com os tricolores, num jogo que marca o arranca da segunda volta do campeonato para bracarenses e amadorenses.