Jorge Jesus iguala maior vitória da carreira com hat-trick de ex-Benfica

Al Hilal derrotou o Al Fateh, lanterna-vermelha da liga saudita e orientado por José Gomes, por números bastante expressivos; Rúben Neves e João Cancelo assistiram

Depois de aplicar chapa chinco na visita ao terreno do Al Orobah, ex-equipa de Álvaro Pacheco, o Al Hilal, de Jorge Jesus, voltou a golear, desta vez em casa e diante do Al Fateh, de José Gomes, por 9-0! Esta foi a maior vitória na carreira do técnico de 70 anos, igualando aquilo que já tinha feito na Arábia Saudita ao Al Hazem e Al Deraa. Pelo Benfica tinha vencido por 8-1 o Vitória de Setúbal (2009) e por 7-0 a B SAD (2021).

Com Rúben Neves e João Cancelo no onze titular, o primeiro golo dos visitados surgiu aos 20 minutos, após um canto batido por Al Dawsari e uma cabeçada certeira de Koulibaly. Segundos depois, Djaniny chegou a festejar o golo da igualdade, mas esse foi anulado pelo VAR, devido a fora de jogo.

A vencer apenas pela margem mínima, os campeões em título aceleraram e marcaram três golos nos últimos minutos do primeiro tempo. Novamente a passe do extremo saudita, Renan Lodi (39’) apareceu na frente e aumentou a vantagem. Já no tempo de compensação, numa grande penalidade conquista por Milinkovic-Savic – mão na bola do adversário -, Marcos Leonardo fez o seu primeiro golo do encontro, e segundos depois foi a vez do médio sérvio faturar, a passe de Malcom, numa bola parada estudada e conquistada precisamente pelo ex-Benfica.

No segundo tempo, a equipa da casa não tentou apenas gerir o encontro e Marcos Leonardo chegou ao bis, ao minuto 54, num remate potente à entrada da grande área e graças a uma terceira assistência de Al Dawsari. Nem 10 minutos depois, o atacante brasileiro celebrou mesmo o hat-trick, desta vez de cabeça, após cruzamento de Rúben Neves, outra vez de bola parada. Já em cima do minuto 90, Al Hamdan, literalmente acabado de entrar para o lugar de Marcos Leonardo, fez o sétimo também de cabeça, a cruzamento de João Cancelo, Malcom fez o oitavo (90+5'), segundos depois de ter um golo anulado, e um autogolo de Al Abdulwahed (90+8') fechou as contas do encontro. Al Jari ainda entrou nos últimos segundos e viu imediatamente o cartão vermelho, ao fazer falta sobre o extremo brasileiro para impedir o 0-10.

Com estes três pontos, o Al Hilal mantém-se no primeiro lugar do campeonato, sendo que, caso o Al Ittihad vença o seu jogo em mão, receção ao Al Raed, essa liderança continuará a ser partilhada. Já o Al Fateh soma mais uma derrota e mantém-se como o lanterna-vermelha da SPL, apenas com seis pontos (uma vitória, três empates e onze desaires) e a seis da salvação.