Liga Europeia: Benfica derrotado na Alemanha fica perto da eliminação
Encarnados vêm de duas derrotas seguidas em todas as competições, uma delas frente aos adversários de hoje e a outra frente ao Sporting
Confirma-se o mau momento de forma admitido por Jota González, treinador do Benfica. As águias voltaram a defrontar o RN-Löwen, desta vez para a 4.ª jornada do grupo A da Liga Europeia. Se no jogo da semana passada, os encarnados disputaram o encontro até ao fim, perdendo nos últimos segundos da partida, o mesmo não se pode dizer deste encontro. Apesar de uma primeira parte muito renhida (20-17), a ineficácia ofensiva do conjunto português impediu uma luta pela vitória na Alemanha. 39-30 para o clube germânico.
Na primeira parte, as equipas trocaram golpes ofensivos (2-2), e até foi o Benfica a primeira equipa a consolidar uma pequena vantagem (5-7) em casa do RN-Löwen. No entanto, decorridos apenas 8 minutos Demis Grigoras foi o primeiro jogador a ser suspenso do encontro. Os alemães foram muito eficazes na superioridade numérica e passaram para a liderança do marcador com uma vantagem de quatro golos (11-7), após o retorno do lateral direito dos encarnados.
Se o encontro parecia começar a entrar no controlo dos alemães, Halil Jaganjac desfalcou a equipa da casa por dois minutos, permitindo à formação portuguesa aproximar-se na discussão do encontro. E isso aconteceu mesmo, mas Joel Birlehm, guarda-redes do RN-Löwen, entrou em destaque e impediu o golo do empate, segundos antes do regresso de Jaganjac (13-12).
O regresso do jogador croata, para azar dos encarnados, provocou o melhor momento dos germânicos, conseguindo ampliar a vantagem para cinco golos. Jota González não gostou nada e pediu timeout para preparar o 7x6, formação que iria adotar até ao final da primeira parte (20-17) e que se prolongou no restante jogo.
A desvantagem que se verificava era apenas de 3 golos, mas já apostando no 7x6, o conjunto orientado por Jota González baixou muito a eficácia ofensiva, mas também por mérito da defesa alemã e especialmente pela prestação do guarda-redes dos alemães, Joel Birlehm – terminou a partida com 18 defesas, em 48 remates.
As estatísticas contam muito do encontro. Já quando faltavam apenas 12 minutos para o fim da partida, o conjunto encarnado tinha uma eficácia de 51% dos remates efetuados. Falhou 24. O RN-Löwen, por outro lado, castigou a equipa visitante no contra-ataque e, por isso, registava 68% de eficácia. Foi assim que as águias se foram afundando na discussão do encontro, somando assim a 3.ª derrota consecutiva em todas as competições, a segunda na Liga Europeia (39-30).
Com este resultado, complicam-se as contas do clube de Lisboa no grupo A. Ao fim de quatro partidas, o Benfica soma apenas dois pontos, fruto de uma vitória e três desaires. O RN Löwen assume a primeira posição com 6 pontos - três vitórias em outros tantos jogos -, e em 2.º está o Nantes com 4 - apenas perdeu com os alemães. Atrás da formação portuguesa está o Kristianstad sem qualquer ponto.
À mesma hora que o Benfica jogou na Alemanha, o ABC também perdeu, neste caso na Dinamarca, por 32-35 frente ao Skjern. O resultado dita o afastamento do conjunto bracarense da prova quando ainda faltam disputar duas jornadas.
Termina a partida! RN-Löwen vence Benfica por 39-30
Segunda parte de fraco aproveitamente ofensivo, juntamente com debilidades defensivas aumentaram resultado renhido que se verificou na primeira parte.
59' - Um minuto para o fim da partida e RN-Löwen vence por 38-29.
57' - João Bandeira, de apenas 17 anos, faz o primeiro golo no encontro e reduz para 37-29.
56'- Recomeço indesejado para o Benfica ao perder a bola no ataque e Jon Andersen de baliza aberta faz o 36-28.
55'- A 5 minutos do fim do encontro, Benfica perde por 35-28 e Jota González pede último desconto de tempo.
55' - Guilherme Carvalho coloca integridade física do advesário em causa e também é expulso por 2 minutos.
54'- Schevfert vê segundo cartão amarelo, mas mesmo com menos um jogador Joel Birlehm regista nova defesa, mas no livre de sete metros, não impede o 34-28.
52' - Juri Knorr está em destaque. Simulação sobre Sanchéz-Migallón deixa o jogador aberto para rematar e faz o 34-27.
49' - Juri Knorr volta a registar 'bomba' de longa distância. Benfica responde, mas Knorr marca no ataque rápido (32-25).
48'- RN-Löwen tem eficácia de 68% nos remates, mais 17 do que o Benfica (51%). Benfica já falhou 24 remates.
45'- Fez tudo bem Ander Izquierdo rouba bola no ataque dos alemães e coloca-se no 1x1 contra Joel Birlehm, mas falha na cara do guarda-redes. Depois de novo remate falhado aos 6 metros, os germâncios respondem com golo. 30-23.
44' - Miguel Sanchéz-Migallón faz o segundo golo da conta pessoal. 29-23.
40' - Tem sido a história do encontro. De baliza aberta, Ole Rahmel ia sozinho, mas remate antes do meio-campo sai ao lado. 28-22 para o RN-Löwen.
39' - Stiven Tobar Valencia faz o primeiro golo do Benfica em 7 minutos para fazer o 27-21.
37' - Águias continuam a mostrar-se ineficazes no processo ofensivo, ao passo que o RN-Löwen aproveita da melhor forma os contra-ataques (27-20).
36'- Com o resultado a fugir à formação portuguesa (26-20) Jota González volta a pedir novo timeout.
35' - Benfica opta por ataque mais demorado e, apesar de estar a conseguir encontrar espaços que permitam os remates em frente a Joel Birlehm, mas guarda-redes volta a impedir golo dos encarnados.
32'- Joel Berlihm está a ser o pedra no sapato na exibição ofensivo do Benfica. Com a décima segunda defesa na partida, Joel Birlhem iniciou ataque que permitiu novo golo dos alemães. Nova vantagem de 5 golos para o conjunto germâncio. (24-19 para RN-Löwen):
30'- Recomeça a partida em Mannheim. Benfica volta a apostar no 7x6 e faz o 19-21.
Intervalo em Mannheim! 20-17 para o RN-Löwen
Equipa alemã aproveitou suspensão de Grigoras para construir vantagem na primeira parte. O ABC, que está a jogar contra Skjern na Dinamarca, terminou o primeiro tempo a perder por 15-10.
29' - Juri Knorr faz o 20-16 com grande remate de longa distância, mas Benfica mantém a distância com novo golo de Ole Rahmel para fechar a primeira parte.
28' - Benfica começa a fazer o 7x6 funcionar e Stiven Valencia faz o 19-16.
25' - Ole Rahmel reduz e Gustavo Capdeville, que subsituiu Mike Jensen impede resposta dos alemães (18-14).
24' - Grande simulação de Davidsson para aumentar vantagem da equipa germânica para cinco golos.
23' - Continua a fazer grande partida o guard-redes do RN-Löwen ao registar a quinta defesa e Juri Knorr faz o 16-12. Jota González pede desconto de tempo e vai apostar no 7x6.
19' - Joel Birlehm faz quarta defesa no encontro e confirma vantagem de 2 golos para os alemães. 14-12.
17' - Já com 7 jogadores em campo, Joel Birlehm evita o empate das águias e treinador da formação pede timeout com marcador a 12-13 para a equipa da 'casa'
15'- Paulo Moreno deixa encarnados a um golo de distância da equipa de Mannheim. 12-13.
13' - Primeira exclusão dos alemães Halil Jaganjac. Benfica tenta reduzir desvantagem em superioridade numérica e Grigoras faz o 11-13.
12' - Andersen marca o quarto golo da partida em quatro remates, depois de Alexis Borges mandar nova bola ao poste. 12-8 para o RN-Löwen.
10' - Depois de Ole Rahmel falhar livre de sete metros, formação alemã aumenta vantagem para quatro golos e faz o 11-7.
9' - Equipa germânica marca quatro golos consecutivos depois de Alexis Borges mandar bola ao poste (9-7).
8' - Primeira exclusão da partida é de Demis Grigoras. Jogador é afastado por 2 minutos e Benfica tenta defender resultado com menos um.
7' - Mike Jensen faz a terceira defesa do encontro para impedir mudança de liderança no marcador (7-7).
5'- Começo frenético na Alemanha, com 13 golos em 6 minutos. Benfica tenta aumentar vantagem, mas mantém-se a diferença de um golo (6-7).
Grande golo de Ander Izquierdo
3' - Encarandos assumem liderança,por parte de Ole Rahmel e Mike Jensen impede golo de empate (4-3).
1' - Alemães saem na frente do marcador, mas Benfica responde na mesma moeda. 2-2
Começa a partida!
RN-Löwen começa com a posse da bola
7 inicial Benfica: Mike Jensen, Miguel Sanchez-Migallon, Ander Izquierdo, Yoav Lumbroso, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Alexis Borges.
Boa tarde. Dentro de minutos vai começar a 4.ª jornada da Liga Europeia, na qual o Benfica vai defrontar o líder do seu grupo, o RN Löwen, marcando o início da segunda volta da fase de grupos. Na semana passada, as águias perderam num jogo dramático frente aos alemães, tendo sido derrotados no último segundo da partida (35-36).
Jota González, em declarações aos meios de comunicação benfiquistas, admitiu que a equipa «não atravessa bom momento», relembrando também a derrota no fim de semana, frente ao Sporting (36-29). O encontro de hoje tem, portanto, redobrada importância.
Os encarnados, que procuram dar a volta aos resultados negativos, estão a lutar pela sobrevivência na competição europeia. Neste momento, encontram-se na terceira posição do grupo A, com dois pontos, fruto da vitória IFK Kristianstad, na segunda jornada.
O RN Löwen assume a primeira posição com 6 pontos, três vitórias em outros tantos jogos, e em 2.º está o Nantes com 4 - apenas perdeu com os alemães. Atrás do Benfica está o Kristianstad sem qualquer ponto.