João José anuncia os eleitos para o Europeu

Voleibol João José anuncia os eleitos para o Europeu

VOLEIBOL23.08.202321:34

João José já deu a conhecer os 14 eleitos que vão representar Portugal no Campeonato da Europa masculino, a partir do próximo dia 28 em Telavive, Israel, para onde a Seleção Nacional parte no domingo, a fim de disputar o grupo D da competição com a Roménia (dia 30 de agosto), primeira adversária, França (31 agosto), Grécia (1 setembro), Israel (3 setembro) e Turquia (4 setembro). O grupo escolhido pelo selecionador reúne um misto de experiência e novos valores embora já com provas dadas.

A cumprir estágio em Viana do Castelo, o capitão Alexandre Ferreira, Miguel Tavares Rodrigues, Tiago Violas, Filip Cveticanin, Lourenço Martins, Ivo Casas, André Marques, Miguel Sinfrónio e José Andrade mantêm-se na base da Seleção que se repete relativamente à edição de 2021, na qual Portugal atingiu os oitavos de final.

Então orientada por Hugo Silva, a equipa falhou por pouco o acesso aos quartos de final contando com os agora ausentes André Lopes (retirou-se no final da temporada), Hugo Gaspar, Marco Ferreira, Gil Meireles e Felipe Martins. Há dois anos, no Europeu organizado entre Estónia, Finlândia, Polónia e República Checa, a Seleção foi afastada pelos Países Baixos na negra (3-2).

Esta será a sétima vez que Portugal vai disputar a fase final de um Europeu, terceira consecutiva, tendo os melhores registos acontecido nas edições de 1948 – competiu em Itália por convite e foi quarto - e de 1951, ano em que a Seleção jogou em França e foi sétima classificada, mas num campeonato com um número reduzido de equipas.

Os convocados

Distribuidores: Miguel Rodrigues (Aluron Warta Zawiercie, Pol) e Tiago Violas (Benfica)

Centrais: Miguel Sinfrónio (Leixões), Filip Cveticanin (SCM Zalau, Rom), José Andrade (Esmoriz) e José Belo (Leixões)

Zona 4: Alexandre Ferreira (Fenerbahçe, Tur), Lourenço Martins (Saint-Nazaire, Fra), André Marques (Castêlo da Maia) e André Pereira (Leixões)

Opostos: José Pinto (Esmoriz) e Bruno Cunha (Vitória de Guimarães)

Líberos: Ivo Casas (Benfica) e Gonçalo Sousa (Esmoriz)