FC Porto vence Ovarense disputa a final com o Benfica
FC Porto voou para a final após afastar a Ovarense por 3-1 nas meias-finais (Fotografia FPB)

FC Porto vence Ovarense disputa a final com o Benfica

BASQUETEBOL28.05.202421:17

Triunfo dos dragões no jogo 4 das meias-finais do campeonato

O FC Porto venceu a Ovarense (77-74) nesta terça-feira no jogo 4 da meia-final do campeonato de basquetebol e está na final, onde vai defrontar o Benfica.

Depois de ter perdido o primeiro jogo no Dragão Arena, o conjunto portista venceu os três jogos seguintes, o que lhe garante uma vaga na decisão que começa a jogar-se no dia 5 de junho.

A primeira vantagem da Ovarense surgiu aos 6-5, com quatro minutos de jogo e manteve-se durante muito tempo. Depois de ter terminado o primeiro quarto a ganhar por 17-14, a equipa da casa fugiu para 22-14 a abrir o segundo período, numa fase em que se mostrou claramente melhor.

O quinto classificado da fase regular chegou aos 10 pontos de vantagem (26-16), que obrigou Fernando Sá a pedir um desconto de tempo a sete minutos do intervalo.

Com grande variabilidade ofensiva e a aproveitar bem a rotação do FC Porto, o conjunto vareiro manteve-se sempre perto dos dois dígitos de diferença, teve duas vantagens de 11 pontos, a última das quais já dentro do último minuto da primeira parte, mas a reação portista permitiu reduzir para 41-35, resultado que se registava no final dos primeiros 20 minutos.

Depois do intervalo, mesmo fazendo descansar algumas das peças fundamentais, como Fayne, Harrison e Omlid, o FC Porto foi-se aproximando no marcador e passou para a frente no último minuto do terceiro quarto, com um triplo de Miguel Queiroz que colocou o resultado em 50-48, depois de mais de 25 minutos com a Ovarense a liderar o marcador.

Percebia-se que equilíbrio que se tem registado nesta meia-final do play-off teria mais um episódio no quarto jogo e à entrada para o derradeiro período, as duas equipas estavam empatadas 52-52.

Phil Fayne cometeu a quarta falta com mais de oito minutos para jogar e cerca de um minuto depois envolveu-se numa discussão com adeptos da Ovarense e foi excluído com uma falta técnica, quando o FC Porto vencia por 54-57.

A saída do norte-americano, porém, não se traduziu numa quebra dos dragões. Pelo contrário, até. Porque quem entrou para o lugar de Fayne foi Ricardo Monteiro, que não tinha estado particularmente feliz até então, mas que marcou sete dos nove pontos seguintes dos azuis e brancos, com dois triplos pelo meio, que deram vantagem de 66-63.

A 3’30 do final, a equipa de Fernando Sá dispôs da primeira vantagem superior a uma posse de bola, quando chegou aos 67-63, o que deu conforto aos dragões para a reta final do encontro.

A Ovarense passou a jogar sobre brasas e a falhar lançamentos consecutivos, enquanto do lado portista, Cat Barber trouxe a segurança de que a equipa precisava para conduzir o FC Porto à final.

Numa partida que foi jogada com um ambiente incrível proporcionado pelo público fiel da equipa da casa, o capitão do FC Porto, Miguel Queiroz apresentou-se num nível altíssimo, terminando o encontro com um duplo-duplo de 31 pontos e 11 ressaltos.

A 13 segundos do final ainda houve tempo para uma homenagem a Cristóvão Cordeiro, capitão da Ovarense, que deverá ter terminado a carreira na derrota frente ao FC Porto.