Os sete resistentes da final do Euro 2016
Uma espantosa defesa de Rui Patrício negou o golo a Griezmann na final do Euro 2016 (IMAGO)

Os sete resistentes da final do Euro 2016

SELEÇÃO04.07.202408:00

Quatro portugueses e três franceses continuam nas respetivas convocatórias, oito anos depois

Pelo terceiro Europeu consecutivo, Portugal e França vão defrontar-se. Se agora vai ser nos quartos de final, há oito anos, foi no derradeiro encontro, em que a Seleção Nacional se tornou campeã da Europa. Dessas convocatórias, sobram, oito anos depois, sete jogadores.

Antoine Griezmann é um dos três ‘sobreviventes’ - e, porventura, o mais sonante - da convocatória de Didier Deschamps que viu, em pleno Stade de France, Portugal tornar-se campeão da Europa. N’Golo Kanté também estava presente, mas não foi a jogo, ao contrário de Kingsley Coman, que entrou na segunda parte.

Do lado português, também há repetentes: Cristiano Ronaldo, Pepe e Rui Patrício foram titulares, Danilo Pereira foi suplente não utilizado por Fernando Santos.

Ao todo, são sete os jogadores que jogaram naquele que foi o penúltimo encontro entre as seleções em Campeonatos da Europa. No Euro 2020 (disputado em 2021, devido à COVID-19), portugueses e franceses voltaram a enfrentar-se, na altura, no ‘grupo da morte’ do torneio, que também partilhavam com Alemanha e Hungria.

Há três anos, nesse empate a dois golos com CR7 e Benzema ambos a bisarem, as convocatórias eram mais parecidas com as atuais: além de todos os mencionados anteriormente continuarem presentes, também Rúben Dias, Nélson Semedo, Diogo Jota, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, João Palhinha, Diogo Dalot, Rúben Neves e João Félix foram chamados para a atual edição, tal como Mbappé, Koundé, Rabiot, Maignan e Giroud.

Mbappé e Bruno Fernandes devem ser titulares pelas respetivas seleções (IMAGO)