FC Porto deixa escapar vitória por entre os dedos
Dragões derrotados pelo Bilbao na segunda jornada da segunda fase da Taça Europa
O FC Porto perdeu em casa com o Bilbao na segunda jornada da segunda fase da Taça Europa por 75-72, num jogo em que chegou a ter 14 pontos de vantagem e liderava ao intervalo por 43-33.
Frente ao atual 14.º classificado da Liga ACB espanhola, um dos melhores campeonatos do mundo, e que chegava ao confronto com os dragões com sete vitórias em igual número de partidas na competição, os portistas protagonizaram uma primeira parte irrepreensível, mas não conseguiram manter o nível no segundo tempo.
Do lado da equipa portuguesa. Saudou-se o regresso de Cat Barber, melhor marcador portista na prova, cerca de duas semanas após lesionar-se. O norte-americano regressou algo nervoso, a falhar os primeiros quatro lançamentos, mas depois embalou e ao intervalo já era o melhor marcador do jogo, com 11 pontos.
O pior veio depois.
No regresso dos balneários, cinco minutos bastaram para o conjunto basco aplicar um parcial de 15-5 que anulou a vantagem portista aos 48-48. Os homens de Fernando Sá não conseguiam encontrar antídoto para a defesa agressiva do adversário. Os espanhóis ainda desperdiçaram várias oportunidades para passar para a frente do marcador, algo que conseguiu a 1’20 do final do terceiro quarto após ser assinalada uma falta técnica ao treinador dos portistas que permitiu ao Bilbao colocar o resultado em 58-55.
A defender os portistas também sentiram dificuldades em travar, sobretudo Adam Smith, que no terceiro período anotou mais pontos do que toda a equipa lusa.
Embalados pela recuperação e com os jogadores portistas a mostrarem desnorte total, o Bilbao arrancou para um triunfo que na primeira parte pareceu muito distante de poder acontecer.
Os espanhóis chamaram a si depois a maior experiência neste tipo de jogos e só no último minuto permitiram que o FC Porto ficasse a uma posse de bola de passar para a frente.
A 14 segundos do fim, o Bilbao vencia por 75-72, a posse de bola era do FC Porto e Fernando Sá pediu um time-out para preparar um último ataque que foi muito bem trabalhado… mas que resultou num lançamento de Cat Barber que nem na tabela acertou.
Uma air ball no pior momento que impediu o FC Porto de levar o jogo para prolongamento e confirmou a primeira derrota nesta fase da competição.