Voleibol Derrota inglória de Portugal no Europeu
Portugal sofreu o segundo desaire do Campeonato da Europa, no duelo da terceira jornada do grupo D frente à Grécia que, assim, se estreou a ganhar em Telavive, mas dado o vencedor ter sido encontrado na negra (2-3), a Seleção Nacional somou um ponto importante – o vencedor ganha dois - para as contas do apuramento do pretendido acesso aos oitavos de final
Os comandados de João José entraram muito bem no encontro, enfrentando os blocos dos helénicos que tiveram em Georgios Petreas, com sete dos 15 pontos da equipa nesse capítulo da estatística, uma arma poderosa. Lideraram o marcador com 25-22 e 25-19.
«Temos de fazer algo, não estamos a conseguir mudar um ponto», lamentava antes do arranque do terceiro set o italiano Dante Boninfante, selecionador da Grécia que despertou, dando início a uma reviravolta no marcador que registaria parciais de 20-25, 16-25, 12-15 até ditar o desaire luso ao fim de 2.36 horas.
Do lado dos homens de João José, que até souberam elevar a eficiência atacante, o capitão Alexandre Ferreira (16) e o estreante José Pinto (22) lideraram no capítulo dos pontos, enquanto do lado dos gregos Dimitrios Mouchlias (28) esteve em destaque. O central Filip Cveticanin e José Pinto, com três e dois pontos, destacaram-se no bloco, mas longo dos sete assinados por Petreas.
Nesta que é a terceira presença consecutiva, de sete totais, de Portugal em fases finais do Europeu, o próximo adversário será a congénere anfitriã da ‘poule’, Israel, em jogo a realizar no próximo domingo.
Recorde-se que além de Israel, Itália - campeã europeia e mundial em título-, Bulgária e Macedónia do Norte são as outras nações organizadoras do campeonato cuja final acontecerá em Roma a 16 de setembro.