Benfica perde 'set dourado' e falha qualificação para Liga dos Campeões

Benfica perde 'set dourado' e falha qualificação para Liga dos Campeões

VOLEIBOL25.09.202423:04

As águias, pentacampeãs nacionais, foram eliminadas pelos espanhóis do Guaguas, apesar da vitória na Luz por 3-1, e seguem nas competições europeias na Taça CEV   

O Benfica não se qualificou para a Liga dos Campeões por ter perdido, quarta-feira, na Luz, frente aos espanhóis do Guaguas no desempate da eliminatória em quinto set (golden set), por 11-15, após vitória por 3-1 que igualou a eliminatória, o mesmo resultado da primeira mão, em Las Palmas.

Nesta ronda preliminar da Champions, os encarnados, pentacampeões nacionais, cederam à equipa das Canárias no final de longa e emocionante partida em que se impuseram em equilibrados terceiro e quartos parciais, levando a contenda para o set dourado, em que não foram capazes de dar continuidade ao ascendente, o que lhes custou a qualificação. Os encarnados seguem agora para a Taça CEV.

As águias iniciaram bem o jogo e a vitória no primeiro set foi disso reflexo, mas deixaram-se contrariar pela reação dos espanhóis no segundo parcial, que desde logo forçaria a formação portuguesa a set dourado para conquistar o apuramento.

Os jogadores sob comando de Marcel Matz não acusaram o revés e empenharam-se pelo único resultado que lhes serviria, o triunfo por 3-1. A batalha foi rija, de permeio com alguns pontos de set (e de eliminatória) salvos, mas acabou por ser vencida com números que refletem essa conquista sofrida: 26-24 (3.º set) e 31-29 (4.º).

Vitória no jogo (3-1) não bastou aos benfiquistas. Igualada a eliminatória, a qualificação teria de se decidir em quinto parcial, mais curto. O Benfica manteve-se por cima no arranque da denominada negra e chegou a estar em vantagem por 10-7, levando os seus adeptos ao rubro, mas depois, surpreendentemente, desalinhou, concedendo aos insulares a recuperação e finalmente a reviravolta (aos 11-12) até à desapontante vitória final aos 11-15.

Marcel Matz: «Sentimentos mistos»

Após o jogo, o treinador espanhol do Benfica, Marcel Matz, admitiu que orgulho e frustração eram sentimentos partilhados por jogadores e equipa técnica. «São sentimentos mistos. Primeiro de frustração — estamos mesmo chateados! — com a derrota e o modo como perdemos esta eliminatória, mas também orgulhosos pelo trabalho, a exibição e a réplica frente a este adversário de muita qualidade», começou por declarar Matz ao canal televisivo do Benfica.

«Começámos bem, como queríamos, a vencer, mas depois eles apostaram tudo no segundo set e não conseguimos opor-nos. Depois regressámos ao nosso melhor, com intensidade alta no jogo, e apesar da forte sequência de serviços do Guaguas conseguimos vencer os dois sets seguintes e levar a qualificação para o desempate. E foi o que se viu, perdemos no final. Temos de aceitar, embora nunca aceitando as derrotas como coisas comuns», afirmou o técnico da águias.