10 junho 2024, 17:12
Benfica volta a bater o FC Porto e festeja o tricampeonato
Águias muito superiores aos dragões na final (3-0); terceiro título seguido para a Luz
Treinador do Benfica frisa que não existe segredo para as vitórias, apenas trabalho
Norberto Alves garantiu, após o final do jogo 3 que consagrou o Benfica como tricampeão nacional (83-76), que «não existe segredo» para as vitórias dos encarnados.
10 junho 2024, 17:12
Águias muito superiores aos dragões na final (3-0); terceiro título seguido para a Luz
«Não há segredos. Nós perdemos o primeiro jogo contra o FC Porto no início da época, por 18 pontos. Na análise que fizemos, olhámos para a tremenda qualidade técnica dos jogadores», começou por dizer o treinador das águias. O técnico de 56 anos realçou que perceberam que «só havia uma uma solução» para contrariar o poderio dos rivais: «Ser coesos e defender como fizemos neste play-off. Tínhamos 62 pontos de média sofridos em todo o play-off até hoje.»
Questionado sobre a vitória por 3-0 do Benfica na final, o treinador relembrou que «a Oliveirense, há uns anos, também venceu o FC Porto por 3-0», destacando novamente o papel do trabalho defensivo: «Estávamos num grande momento da época, no melhor defensivo claramente, foi convencer os jogadores que o melhor que podemos fazer para vencer é defender. Convencer porque defender não é talento, é trabalho e era a única solução para parar uma equipa tão forte como o FC Porto.»
Norberto Alves não revelou se vai continuar ao comando da equipa encarnada na próxima época. Embora «treinar o Benfica seja o sonho de qualquer treinador português», o técnico considerou que «estar três anos distante da família é duro» e que neste momento só pensa em ir «descansar para Coimbra».
«Cumpri este sonho, mas às vezes há coisas mais importantes. Agora vou para casa falar com a família e depois vamos ver», concluiu.