Os números que mostram a vantagem do Benfica em finais e jogos com o Sporting
História do dérbi favorece as águias, mas Sporting leva quatro jogos sem perder contra o grande rival, com três vitórias. Primeira decisão em 1919
Sporting e Benfica discutem amanhã, em Leiria, a partir das 19h45, a 20.ª final dum historial de confrontos com mais de um século — a primeira decisão entre os dois clubes aconteceu em 1919.
Das 19 finais já realizadas, 16 aconteceram em jogo único. Duas, as das Supertaças de 1980 e 1987, foram a duas mãos. A primeira, de 1919, para o Campeonato de Lisboa, foi à melhor de três, mas só foram precisos dois jogos, porque o Sporting venceu ambos.
Foi então no Campeonato de Lisboa que começou a maior rivalidade do país. São poucas as finais entre os dois para essa competição, que começou em 1906 e perdurou até 1947, e que rivalizou, para os clubes da cidade, de importância com o Campeonato de Portugal (competição a eliminar) até ao arranque da Liga. São poucas finais porque o Campeonato de Lisboa era verdadeiramente um campeonato, e só havia final, ou finalíssima, como era chamada, caso os dois primeiros terminassem com os mesmos pontos (não era aplicado qualquer critério de desempate).
Nas três finalíssimas da competição em que houve dérbi, o Sporting triunfou sempre: em 1919, à melhor de três; e em 1928 e 1936, em jogo único. No entanto, está em desvantagem para o Benfica no total de finais de competições oficiais decididas entre os dois — as águias triunfaram em 10 ocasiões, os leões apenas em nove (ver quadros nesta página). Este século houve apenas quatro dérbis em decisões, com equilíbrio, que será desfeito amanhã: uma vitória para cada um em duas finais da Taça da Liga; uma vitória para cada um em duas finais da Supertaça.
SPORTING NÃO PERDE HÁ 4 DÉRBIS
Já no total de jogos oficiais entre os dois grandes rivais, o contador vai em 323 — 115 vitórias do Sporting, 139 do Benfica e 69 empates.
A vantagem do Benfica perdura por este século (25 vitórias, 19 derrotas e 18 empates), mas nos tempos mais recentes tem sido o Sporting a superiorizar-se no dérbi.
O último (e único, até amanhã, desta temporada), no final de dezembro, primeiro jogo oficial de Rui Borges no banco do leão, deu Sporting, e a equipa verde e branca leva quatro dérbis sem perder (três triunfos e um empate). A última vitória encarnada remonta a novembro de 2023 (2-1 na Luz, para o campeonato).
Na Taça da Liga, a vantagem é das águias: duas vitórias em meias-finais, uma derrota na final (no jogo mais recente, em 2022) e um empate, também numa final, mas com sabor a triunfo, porque no desempate por penáltis o Benfica viria a erguer o troféu.