30 dezembro 2023, 23:10
Gilberto Duarte volta para 'vingar-se' de 2020
Lesão impediu lateral de marcar presença há quatro anos, no regresso de Portugal às grandes competições; Agora não participou na qualificação, mas segue para a fase final
Ausências por lesão vão fazer aumentar o protagonismo de Cavalcanti; jogador do Nantes pronto para assumir responsabilidade
Olha-se para os jogadores convocados por Paulo Jorge Pereira para o Europeu e não há grande volta a dar: os defensores centrais escasseiam! Com a ausência de Iturriza por lesão e sem Alexis Borges, que abdicou da seleção, restam três jogadores: o experiente Daymaro Salina, Salvador Salvador que tem crescido muito no Sporting e Alexandre Cavalcanti, que de promessa em 2020 já se tornou referência nos gigantes franceses do Nantes.
Longe vão os tempos em que Cavalcanti era o “miúdo” que estava na retaguarda para o que fosse preciso. Aos 27 anos e com as lesões ultrapassadas, o lateral chega ao Europeu para se assumir como um dos mais importantes jogadores da seleção portuguesa. Porque certamente a liderança da defesa vai passar muito por ele. Porque a gestão física de Salina obriga a alguma gestão na utilização do jogador portista e Salvador Salvador é dos mais inexperientes em contexto de grandes competições de seleções.
Nada que perturbe o gigante de 2,03 metros, como o próprio admite em conversa com A BOLA. «Tenho noção que chego com outro estatuto a esta competição e que o que posso dar na defesa será um trabalho importante para a equipa. Qualquer vitória no andebol passa muito pela defesa e tenho noção da responsabilidade», declarou.
Nos dois jogadores que defendem ao centro, também poderão passar Gilberto Duarte, ou Luís Frade, mas ambos serão sempre adaptações, mas Cavalcanti admite que esses detalhes estão a ser afinados para nada falhar na prova que arranca a 10 de janeiro na Alemanha.
30 dezembro 2023, 23:10
Lesão impediu lateral de marcar presença há quatro anos, no regresso de Portugal às grandes competições; Agora não participou na qualificação, mas segue para a fase final
«Faltam aqui alguns jogadores e precisamos ainda de algum treino. Temos trabalhado nesse sentido, porque uma defesa forte é meio caminho andado para se ganhar. Sabemos que somos uma equipa defensiva que não está habituada a jogar junta, mas há potencial e sinto que estamos no bom caminho. Só temos de continuar a treinar para corrigir alguns detalhes», assegura o atleta formado entre o Ginásio do Sul e o Benfica.
30 dezembro 2023, 09:20
Dois anos após deixar Portugal quase incógnito, Joaquim Nazaré é novidade na lista para o Europeu; brilhou na época passada num dos melhores campeonatos da Europa e mudou-se para a Dinamarca
Já na hora de apostar até onde pode ir Portugal na edição de 2024 do Europeu, e apesar de estar a ter uma época bastante produtiva também no ataque do segundo classificado do campeonato francês, Cavalcanti joga… à defesa.
«É sempre difícil de prever. Temos um grupo difícil, mas também uma boa equipa. Queremos entrar bem para ir o mais longe possível. Temos de nos focar primeiro em passar a fase de grupos e só depois pensar até onde poderemos ir», aponta.
Portugal integra o grupo F, juntamente com a Dinamarca, campeã do Mundo, a Rep. Checa e a Grécia. A estreia dos Heróis do Mar está marcada para o dia 11, em Munique, frente ao conjunto helénico que se estreia numa fase final de Europeu.
28 dezembro 2023, 22:37
Paulo Jorge Pereira traça um objetivo claro para a Seleção no Europeu que arranca no dia 10 de janeiro na Alemanha