Volta a França - Jasper Philipsen: «É caso para dizer: finalmente venci!»
Jasper Philipsen celebra primeira vitória no Tour 2024
Foto: IMAGO

Volta a França - Jasper Philipsen: «É caso para dizer: finalmente venci!»

CICLISMO09.07.202419:39

O velocista Belga ganhou, em sprint, a 10.ª etapa, o seu primeiro êxito nesta edição da prova. «Admito que não começei bem o Tour», disse o corredor da Alpecin

Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) conquistou, enfim, a primeira vitória na Volta a França 2024, esta terça-feira, na 10.ª etapa da competição. O velocista belga beneficiou de um lançamento eficaz pelos companheiros de equipa, e em particular pelo campeão do mundo Mathieu van der Poel, e superiorizou-se por ampla vantagem sobre a meta em Saint-Amand-Montrond, após 187,3 quilómetros planos deste Orléans.

Philipsen, vencedor da Milão-Sanremo esta temporada, iniciou o sprint a 200 metros da linha de chegada e liderou sempre o pelotão até erguer os braços pela sétima vez no Tour, após quatros triunfos em 2024. Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), já vencedor de duas tiradas nesta edição da Grande Boucle, ficou na segunda posição.

«Já é a décima etapa e finalmente uma vitória» desabafou o belga, após a corrida. «Creio que se pode dizer: finalmente uma vitória!», frisou Philipsen, que celebrou com a sua companheira, num abraço longo. «Não foi uma boa primeira semana, com muito azar. Estou mesmo muito satisfeito por ter vencido. Foi um comboio perfeito, o que fizemos hoje e que esperávamos ter feito sempre neste Tour, um excelente trabalho de toda a equipa», afirmou o corredor, de 26 anos.

«Sabíamos que haveria esta reviravolta. Todos crescem durante o Tour, não começámos na nossa melhor forma. Sim, no início do Tour, não estive muito bem e já estamos na 10.ª etapa, mas vencemos e é o que interessa. Toda a equipa merece esta vitória», acrescentou Philipsen, concluindo a referir-se às suas ambições à camisola verde. «Biniam Girmay está muito bem, ainda tem muitos pontos de vantagem. Vou concentrar-me em tentar vencer mais etapas e depois, mais tarde, logo se verá».