PSP faz cordão no bairro do Zambujal para controlar desacatos
Noite muito conturbada no bairro do Zambujal, na Amadora
Várias dezenas de elementos da polícia de choque da PSP tiveram de fazer um cordão à volta do bairro do Zambujal, na Amadora, onde, na noite desta segunda-feira, se registaram vários focos de incêndio, sobretudo em caixotes do lixo, depois de um grupo de 40 pessoas ter lançado o caos nas ruas, havendo também várias paragens de autocarro destruídas. A polícia de intervenção, que foi apedrejada, 'fechou' o bairro, proibindo a entrada e saída de pessoas.
Os desacatos ocorrem no bairro onde vivia Odair Moniz, homem morto a tiro na madrugada de segunda-feira, no bairro da Cova da Moura, depois de roubar uma viatura e ser perseguido por elementos da polícia.
A ministra da Administração Interna determinou hoje à Inspeção-Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito «com caráter de urgente» para apuramento das circunstâncias dessa morte.
Em comunicado, a PSP explicou que o homem morreu após ser baleado pela polícia na Cova da Moura, quando tentava resistir à detenção e agredir os agentes com uma arma branca. Segundo aquela força de segurança, os agentes da PSP deram ordem de paragem a um homem de 43 anos que, ao visualizar a viatura policial, encetou fuga para o interior do bairro da Cova da Moura, tendo o condutor entrado em despiste, abalroando viaturas estacionadas e o carro em que seguia ficado imobilizado. De acordo com a PSP, na rua principal do bairro os agentes abordaram o suspeito, que «terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca».