Vela: Barco de Mariana Lobato sofre acidente
Fotografia Miguel Nunes/ASF

Vela: Barco de Mariana Lobato sofre acidente

MAIS DESPORTO08.11.202321:27

Problemas na vela obrigam o IMOCA a dirigir-se para Brest. Velejadora estreia-se na Transat Jacques Vabre. Regata liga Le Havre, em França, à Martinica, no Caribe.

Um dia depois de terem saído de Le Havre, França, a dupla de velejadores, Mariana Lobato e Paul Meilhat, da equipa Biotherm, foram obrigados a regressar a França, para Brest, na Bretanha francesa, após terem sofrido danos no IMOCA durante a Transat Jacques Vabre, 16.ª edição da regata transatlântica que liga o porto na Normandia à Martinica, nas Antilhas (Caribe).

«Não sabemos ao certo a dimensão dos estragos, mas encontrámos problemas na vela grande e temos que nos dirigir para o porto mais próximo [Brest], escreveu a velejadora olímpica em Londres-2012, campeã do Mundo de Match Raching e estreante na Transat Jacques Vabre ao lado do skipper Paul Meilhat. Francês que cumpre a quinta participação na competição que liga a Europa ao mar das Caraíbas.

Antes da partida para a regata transatlântica, a celebrar o 30.º aniversário, em conversa com A BOLA, Mariana antecipava eventuais problemas e dificuldades. «Será uma travessia dura, ventos de 40 nós nos primeiros dias e teremos de gerir o barco para não partir mastros», alertou então. 

«Depois, temos zonas de depressão e sem vento e a decisão da regata deve ficar para o final da travessia», referiu ainda a velejadora portuguesa que agora ruma à costa francesa para reparar a embarcação.