Sporting define o que vai fazer com Bruno Ramos e Lucas Taibo

Rúben Amorim estreou mais dois jovens na equipa A, dois centrais que são apostas para o futuro e por isso estão seguros pela SAD: Bruno Ramos está cedido mas há cláusula de compra de €2 milhões; Taibo renovou até 2029

Dos três jovens da equipa B chamados por Rúben Amorim, dois foram a jogo com o Portimonense: Lucas Taibo e Bruno Ramos, ambos centrais em quem os leões muitas esperanças depositam e que por isso têm na caixa forte. O espanhol já está seguro até 2029, depois de renovar contrato em agosto; o segundo deve ficar seguro no final da época quando a opção de compra de 2 milhões de euros for exercida.

Defesa-central de 19 anos, que se encontra cedido pelo Académico de Viseu e que esta época já tinha estado nas contas do treinador da equipa A na partida com o Aves SAD (3-0 na Liga), Bruno Ramos começou a jogar no Porto Vitória, por quem disputou a Copa do Brasil e foi observado pelos olheiros do Barra FC, que o resgataram. Ganhou a Copa de Santa Catarina de sub-17 e depois subiu para os sub-20. Evoluiu e seguiu para Portugal, onde em 2023 entrou pela porta do Académico de Viseu —  15 jogos e um golo nos juniores; um jogo nos sub-23 —, que no início da presente temporada o emprestou ao Sporting, onde começou a trabalhar na equipa secundária, que joga Liga 3.

Na equipa B dos verdes e brancos fez ainda apenas um jogo, mas já fez outro, e a titular, pelo conjunto principal — 82’ no 2-1 ao Portimonenses, na sexta-feira, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Rápido, a velocidade que apresenta agrada bastante a Amorim. E à SAD, que seguindo as indicações do treinador deverá exercer até final da época a cláusula de compra de 2 milhões de euros que o tornará leão em definitivo. Essa cláusula prevê a aquisição de 50 por cento do passe mas por outros 2 milhões os leões poderão os verdes e brancos adquirir mais percentagem dos direitos económicos do defesa-central.

Sobre ele foi Rúben Amorim só elogios no final do jogo do Algarve: «É muito rápido e bom com a bola, aguentou-se quase até ao fim do jogo, mas sentiu algumas cãibras no fim porque não tem jogado muito e também pela ansiedade da estreia na equipa principal. Temos aqui mais um jogador que vamos fazer crescer, tanto na equipa B como na principal.»

ESPANHOL POSSANTE

Lucas Taibo também é central. Possante, o espanhol de 18 anos tem 1,94 metros e cumpre a terceira temporada de leão ao peito. Tecnicamente mais refinado do que o brasileiro, não é tão rápido. Contratado ao Corunha em 2022/2023, começou nos sub-17 e já alinha pelos bês. Forte nos duelos e no jogo aéreo, esquerdino, tem sido um dos indiscutíveis na equipa de João Pereira, com sete jogos somados e agora também um na equipa principal — com o Portimonense entrou aos 90+4’. Está seguro pela administração leonina, uma vez que renovou contrato em agosto, ficando com vínculo válido com os verdes e brancos até junho de 2029.

O terceiro jovem que esteve no Algarve, mas sem sair do banco, foi o médio Henrique Arreiol. Madeirense de 19 anos, tem esta época sete jogos nos bês e um nos sub-19. Tem contrato até final da época.