Tour: Pello Bilbao vence em memória de Gino Mader

Ciclismo Tour: Pello Bilbao vence em memória de Gino Mader

CICLISMO11.07.202320:01

O espanhol Pello Bilbao, da Bahrain Victorious, venceu a 10.ª etapa da Volta a França, esta terça-feira, com final em Issoire e dedicou-a ao companheiro de equipa Gino Mader, que perdeu a vida devido a uma queda na Volta à Suíça, no recente mês de junho.

«Quando cruzei a meta, libertei toda a raiva que tinha dentro, e lembrei-me da razão desta vitória. É especial, é para o Gino», afirmou, emocionado, Bilbao, pouco depois de se estrear a vencer uma etapa no Tour, somando três em grandes Voltas após duas no Giro. O basco, de 33 anos, impôs-se ao sprint ao alemão Georg Zimmermann (Intermarché-Circus-Wanty) e ao australiano Ben O’Connor (AG2R Citroën), seus parceiros de uma longa fuga, respetivamente segundo e terceiro na tirada.

«O primeiro triunfo no Tour, após 13 anos como profissional… é um momento tão especial para mim», reconheceu Pello Bilbao, que ascendeu ao quinto lugar da geral, a 4.34 minutos de Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), que conclui a jornada integrado no pelotão ao lado dos demais corredores do top-10 da competição, a 2.53 minutos do vencedor.

Bilbao foi um dos integrantes de uma fuga tardia, que vingou já com 110 km percorridos, mas numerosa e recheada de ciclistas categorizados, e que dominou a etapa que teve um total de 167,2 quilómetros e relevo bastante desnivelado, incluindo quatro contagens de montanha de terceira categoria e uma de segunda.

Além de Bilbao, Zimmermann e O’Connor, também faziam parte do lote de aventureiros Esteban Chaves (EF Education-EasyPost), Julian Alaphilippe e Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), Nick Schultz (Israel-Premier Tech) e Warren Barguil (Arkéa-Samsic), Michal Kwiatkowski (INEOS), Antonio Pedrero (Movistar), Anthony Perez (Cofidis), Harold Tejada (Astana) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech).

Os sete foram perseguidos durante largos quilómetros por outros sete, acabando por ser alcançados por Ben O’Connor, um dos grandes derrotados da primeira semana na geral, no Col de la Croix Saint-Robert, a contagem de segunda categoria da jornada.

Asgreen descaiu e deu uma ajuda ao colega Julian Alaphilippe, a Michal Kwiatkowski (INEOS), Antonio Pedrero (Movistar), Anthony Perez (Cofidis), Harold Tejada (Astana) e Krists Neilands (Israel-Premier Tech), que, finalmente, chegaram aos homens da frente ao quilómetro 81.

Depois de terem tentado integrar a fuga no início da jornada, Van Aert e o seu eterno rival Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) encontraram-se casualmente na frente do pelotão e não conseguiram contrariar a sua natureza, empreendendo uma descida destemida que lhes permitiu rapidamente ganhar 30 segundos de vantagem e encurtar distâncias para os 14 corredores na frente, em mais um momento que, apesar de não ter dado em nada, deslumbrou os fãs do ciclismo de ataque.

Alheios ao que se passava lá atrás, os fugitivos iniciaram a luta pela vitória na etapa, com Neilands, vencedor da classificação da juventude da Volta a Portugal de 2017, a ser o primeiro a conseguir adiantar-se aos companheiros de jornada e a ser apanhado apenas a 3.000 metros da meta, por um grupo em que seguiam O'Connor, Chaves, Pedrero, Bilbao e Zimmermann.

O espanhol destacou-se na companhia do alemão da Intermarché-Circus-Wanty e foi entre os dois que o triunfo foi discutido, com o ciclista da Bahrain Victorious a levar a melhor em memória de Mäder, que morreu em 16 de junho, aos 26 anos, na sequência de uma queda grave na Volta à Suíça.

Quase três minutos depois do vencedor, que soma agora três vitórias em grandes Voltas (tem duas no Giro), chegou o pelotão, que integrava todos os primeiros da geral e também o português Ruben Guerreiro, 32.º naquela classificação, a 38.08 de Vingegaard.

O seu companheiro Nelson Oliveira chegou 09.23 minutos depois de Bilbao e é agora 65.º da geral, a 01:16.39 horas do camisola amarela. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) acabou a tirada num grupo que registou um atraso de 23.38, e desceu a 85.º, a 01:35.34.

Na quarta-feira, a 11.ª etapa do Tour proporcionará nova oportunidade aos homens rápidos, nos 179,8 quilómetros entre Clermont-Ferrand e Moulins.

Classificações

10.ª Etapa VULCANIA - ISSOIRE (167,2 km)

1.º  Pello Bilbao (Esp/Bahrain)                           3:52.54 h

                média de 43,136 km/h

2.º Georg Zimmermann (Ale/Intermarché)         mt

3.º Ben O’Connor (Aus/AG2R Citroën)              mt

4.º Kirsts Neylands (Aut/Israel Premier Tech)    mt

5.º Esteban Chaves (Col/EF Education)            mt            

6.º António Pedrero (Esp/EF Movistar)              a 3 s

7.º Mattias Skjelmose (Din/Lidl-Trek)                 a 27 s

8.º Michal Kwiatkowski (Pol/Ineos)                     mt

9.º Warren Barguil (Fra/Arkea)                           a 30 s

10.º Julian Alaphilippe  (Fra/Soudal QS)            a  32 s

49.º Ruben Guerreiro (Por/Movistar)                  a 2.53 m

72.º Nelson Oliveira (Por/Movistar)                    a 9.23 m

145.º Rui Costa (Por/Intermarché)                     a 23.38 m

GERAL

1.º Jonas Vingegaard (Din/Jumbo)                    42:33.13 h

2.º Tadej Pogaçar (Esl/UAE Emirates)              a 17 s

3.º Jay Hindley (Aus/Bora)                                a 2.40 m

4.º Carlos Rodriguez (Esp/Ineos)                      a 4.22 m

5.º Pello Bilbao (Esp/Barhain)                           a 4.34 m

6.º Adam Yates (Gbr/UAE Emirates)                 a 4.39 m

7.º Simon Yates (GbrJayco-Alula)                     a 4.44 m

8.º Thomas Pidcock (Gbr/Ineos)                       a 5.26 m

9.º David Gaudu (Fra/Groupama)                     a 6.01 m

10.º Sepp Kuss (EUA/Jumbo)                           a 6.45 m

32.º Ruben Guerreiro (Por/Movistar)                a 38.08 m

65.º Nelson Oliveira (Por/Movistar)                  a 1:16.39 h

85.º Rui Costa (Por/Intermarché)                     a 1:35.34 h

PONTOS

1.º Jasper Philipsen (Bel/Alpecin)                   260 pontos

2.º Bryan Coquard (Fra/Cofidis)                      149

3.º Mads Pedersen (Din/ Lidl-Trek)                 143

MONTANHA

1.º Neilson Powless (EUA/EF/Education)       46 pontos                      

2.º Felix Gall (Aut/AG2R Citroën)                    28

3.º Tobias Johannessen (Nor/Uno-X)              26

JUVENTUDE

1.º Tadej Pogaçar (Esl/Emirates)

2.º Carlos Rodriguez (Esp/INeos)

3.º Tom Pidcock (Gbr/INeos)

EQUIPAS

1.ª Bahrain Victorious                                  117:54.45 h

2.ª Ineos-Grenadiers                                   a 1.11 m

3.ª Jumbo-Visma                                         a 5.00 m