Tiago Abiodun e Júlia Leal de bonze no Mundial jovem
Foi a quarta medalha para o promissor mesa-tenista português em grandes eventos nos escalões e formação. Portufal passou a somar nove pódios em campeonatos do Mundo seniores e de jovens
Tiago Abiodun, em pares masculinos sub-19, e Júlia Leal, em pares femininos sub-15, conquistaram, esta quarta-feira, medalhas de bronze no Mundial de jovens de ténis de mesa, que decorre em Helsingborg, na Suécia.
Abiodun, que alcançou a quarta medalha em campeonatos do Mundo, perdeu nas meias-finais, por 3-1 (11-9, 11-5, 8-11, 11-7), ao lado do brasileiro Leonardo Isuka, contra o sul-coreano Kim Gaon e o japonês Kazuki Yoshiyama (Japão).
Da mesma forma, mas por 3-0 (11-5, 11-7, 11-6), Júlia Leal e a polaca Katarzyna Rajkowska não conseguiram ultrapassar a mesa-tenistas de Taiwan Wu Ying-syuan e Chen Min-Hsi, de Taiwan.
Abiodun já havia alcançado a medalha de prata em pares mistos sub-15, em 2022, assim como os bronzes em singulares sub-15 (2023) e equipas sub-15 (2021), sendo um dos principais contribuintes para as nove medalhas portuguesas em Mundiais, de seniores a jovens.
Medalhas de Portugal em Mundiais
PRATA
Tiago Abiodun em pares mistos sub15 em Túnis 2022
Marcos Freitas e Tiago Apolónia em pares masculinos juniores em Santiago do Chile 2003.
BRONZE
Tiago Abiodun em pares masculinos sub19 em Helsingborg 2024
Tiago Abiodun em singulares sub15 em Nova Gorica 2023
Equipa masculina sub15 (Tiago Abiodun, Bernardo Pinto e Rafael Silva) em Gaia 2021
Matilde Pinto em pares femininos sub15 em Gaia 2021
João Monteiro e Tiago Apolónia em pares masculinos seniores em Budapeste 2019
Marcos Freitas e André Silva em pares masculinos juniores no Cairo 2006.
«É uma sensação muito boa. Já tive várias medalhas, mas esta foi especial, porque foi a primeira em sub-19. O balanço é muito bom. Representar Portugal num mundial é incrível, uma sensação única. Jogámos muito bem em pares. Foi a primeira vez que joguei com o Leo Isuka e foi uma sensação boa, porque jogamos no mesmo clube e foi muito divertido», referiu Tiago Abiodun à comunicação federação.
Já Júlia Leal, contou estar «muito feliz com a minha prestação em pares e por conquistar a minha primeira medalha mundial». «Na prova de singulares e pares misto podia ter corrido melhor, mas estou satisfeita com a minha prestação nesta competição».