Taís na final em Astana pode tirar Telma dos Jogos
Com a presença no derradeiro combate, a judoca de 19 anos pode ter dado um importante passo para estar nos Jogos Olímpicos de Paris
Foi na manhã deste sábado que Taís Pina, atleta do Algés e Dafundo, garantiu o acesso à final do Grand Slam do Cazaquistão. A judoca que ainda tem idade de júnior irá defrontar esta tarde, pelas 13h, a croata Lara Cvzetko. Caso conquiste o ouro, Pina fica, para já, em posição de acesso aos Jogos Olímpicos deste verão.
Com isto, Pina assumirá o lugar de Telma Monteiro, o que poderá impedir que a judoca do Benfica se qualifique para as sextas Olimpíadas da carreira. A medalhada de bronze em 2016, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, pode, assim, não conseguir o objetivo de se tornar na primeira portuguesa a competir em seis Jogos, assim como, na primeira judoca de sempre, masculino ou feminino, a atuar em tantas Olimpíadas.
A presença de Pina nos Jogos depende, no entanto, da prestação de João Fernando (-81kg), que perdeu o seu primeiro combate, na segunda ronda, no Cazaquistão. O atleta do Sporting está, neste momento, e posição de qualificação direta para as Olimpíadas. No entanto, caso caía dessa posição, ocupa a vaga na quota continental, que poderá pertencer a Pina, caso vença a final. Nessa situação e caso a judoca portuguesa não ascenda às posições de qualificação direta, perderá o seu lugar a favor do judoca do Sporting.
O Grand Slam do Cazaquistão é a penúltima prova de qualificação para os Jogos. A última será o Mundial, que se irá disputar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 19 a 24 de maio. O Mundial é a prova mais importante do circuito mundial e a que poderá mexer nos lugares de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.