Surf Santa Cruz Pro à espera do treino de Kikas
'Top seed' Frederico Morais e Joaquim Chaves, n.º 11 do ranking, devem estrear-se hoje no Santa Cruz Pro (QS 3000).
Dois surfistas portugueses, Henrique Pyrrait e Matias Canhoto juntaram-se aos sete top seed nacionais, Luis Perloiro, Guilherme Ribeiro, Afonso Antunes, Martim Nunes, Frederico Morais, Francisco Almeida e Joaquim Chaves na ronda 64 Pro Santa Cruz presente by Noah Surf House, 5.ª etapa do Circuito Europeu de qualificação (Qualifying Series 2023/2024) da Liga Mundial de Surf (WSL) reservada em exclusivo à competição masculina.
O número de nove surfistas lusos em prova - foram eliminados cinco nesta quarta-feira, dia de abertura - pode subir quando se completarem os quatro heats da ronda 96 em falta, com quatro portugueses à espreita.
Frederico Morais, a competir no Challenger Series por uma vaga no Circuito Mundial (CT) e em treino para a etapa de Ribeira D’Ilhas, é um dos sonantes da prova regional europeia que apura sete surfistas para o CS, antecâmara do Championship Tour (CT). Joaquim Chaves é português com melhor ranking do QS (11.º).
Tiago Carrique, francês, líder do ranking QS europeu alcançou a melhor pontuação (13,60 pontos) do dia. Henrique Pyrrait foi o melhor português, (11,43 pts).
O brasileiro Lucas Silveira é o campeão em título. Vasco Ribeiro venceu a prova em 2021, Frederico Morais foi o campeão em 2019, quando a prova integrava o Circuito Mundial de qualificação.