Rodrigo Lopes 9.º em Antalya, mas curto para Paris
IJF

Rodrigo Lopes 9.º em Antalya, mas curto para Paris

JUDO29.03.202420:09

Apenas o judoca do Benfica, nos -60 kg, e Raquel Brito (-48 kg) conseguiram somar uma vitória no primeiro dia do 'grand slam' turco. Maria Siderot (-52 kg) também não conseguiu pontos para o ranking olímpico

Jornada discreta da Seleção no primeiro dia do Grand Prix de Antalya, na Turquia, com apenas Rodrigo Lopes (-60 kg) e Raquel Brito (-48 kg) a conseguirem vencer o primeiro combate, mas caindo no segundo.

No caso de Rodrigo (32.º do ranking mundial), que procura regressar aos lugares de qualificação para os Jogos de Paris-2024, o 9.º lugar registado é curto para as ambições num momento que começam a ficar reduzidas as provas de qualificação, termina em junho, depois do Mundial em Doha.

 Isento da primeira ronda, na seguinte o judoca do Benfica ultrapassou o bielorrusso Artsiom Kolasau (217.º) por wazari, mas depois permitiu que o mongol Tsogt-Ochir Byambajav (38.º) pontuasse wazari a um minuto do fim, desvantagem que nunca conseguiu anular .

 Tendo o mesmo problema de necessitar pontuar para concretizar o sonho olímpico, Maria Siderot (-52 kg, 28.ª), bronze há três semanas no Grand Prix da Áustria, também estava dispensada da ronda inaugural, só que depois perdeu no primeiro confronto, por ippon, ante a espanhola Ayumi Leiva, judoca sem qualificação no ranking.

Seleção Nacional

Femininos
-48 kg: Raquel Brito, não classificada (1 v-1 d)
-52 kg: Maria Siderot, não classificada (0 v-1 d)
-63 kg: Bárbara Timo, sábado - isenta 1.ª ronda
-70 kg: Joana Crisóstomo, sábado - K. Pollard (Gbr)
-70 kg: Taís Pina, sábado - A. Rafafy (Mad)
-78 kg: Patrícia Sampaio, domingo - M. Cvijic (Srv)

Masculinos
-60 kg: Rodrigo Lopes, 9.º classificado (1 v-1 d)
-66 kg: Miguel Gago, não classificado (0 v-1 d)
-73 kg: Otari Kvantidze, sábado - S. Hamad (Ksa)
-73 kg: Thelmo Gomes, sábado - A. Osmanov (Mda)
-81 kg: Anri Egutidze, sábado - S. Boltaboev (Uzb)
-81 kg: João Fernando, sábado - O. Rajabli (Aze)
-100 kg: Jorge Fonseca, domingo - isento 1.ª ronda

Selecionadores: Marco Morais e Pedro Soares

 Já Raquel Brito (-48 kg, 45.ª) ganhou à mexicana Edna Carrillo (42.ª), por ippon, mas teve maiores dificuldades contra a poderosa cazaque Abiba Abuzhakynova (4.ª) que impôs dois wazaris à atleta dos Algés em 2.50m.

 Por fim, menos habituado às exigências do Circuito Mundial, nos -66 kg, Miguel Gago (111.º) viu-se afastado da prova pelo romeno Radu Izvoreanu (32.º) devido a um wazari a 8s do fim.