Mundial de trampolins: Portugal nos Jogos e de bronze
Pedro Ferreira e Gabriel Albuquerque estão na final de trampolim deste domingo e já garantiram uma única vaga para Portugal em Paris-2024; Tiago Romão no pódio de duplo mini-trampolim
Após, na sexta-feira, a Seleção já ter tido oportunidade de celebrar o bronze ganho pela equipa feminina de duplo mini-trampolim, composta por Alexandra Garcia, Diana Gago, Sara Guido e Rita Abrantes, ontem, Portugal voltou a festejar no Mundial de trampolins de Birmingham (Grã-Bretanha) com a qualificação de Pedro Ferreira (6.º, 59,890 pts) e Gabriel Albuquerque (7.º, 59,870) para a final de trampolim individual. Apuramento que, desde logo, garantiu ao País uma das 16 vagas nos homens para os Jogos de Paris-2024.
De fora da luta pelas medalhas ficou o veterano Diogo Abreu, de 30 anos, olímpico no Rio-2016 e Tóquio-2020, não tendo ido além da 22.ª posição (23,730 pts) nas qualificações individuais.
Entretanto, Ferreira (27 anos) e Gabriel (17), irão, este domingo, discutir a presença no pódio mas sabendo que, independentemente da sua performance, a Seleção não terá direito a outra vaga em Paris-2024 como acontecia antigamente com os países que duplicavam finalistas, pois existe a limitação de uma vaga olímpica por nação entre os oito ginastas na final.
Tal não significa, contudo, que Portugal não venha a levar outro homem à capital francesa nos trampolins, pois há a hipóteses de conquistar mais uma vaga através das do circuito de taças do mundo. O lugar de Portugal para Paris-2024, aliás, não é nominal e segundo o critério estabelecido pela federação portuguesa será entregue face aos resultados no Mundial, mas também tendo em conta os obtidos em provas nacionais e no circuito.
Com este desempenho nos trampolins o Comité Olímpico de Portugal elevou para 21 a quota de atletas apurados para os Jogos de Paris-2024 em: atletismo, canoagem, ciclismo de estrada (prova de fundo e contrarrelógio), ginástica artística, natação, surf, vela e tiro com armas de caça.
Campeã em título por equipas masculinas de trampolim em Sófia-2022, desta feita Abreu (59,510), Ferreira (58,710) e Albuquerque (18,310, não completou a série) terminaram no 4.º lugar num pódio composto pela França, seguida da Espanha e Grã-Bretanha.
No entanto isso não significou que Portugal não voltasse a ver a Bandeira hasteada, o que foi conseguido através de Tiago Romão (23,600) ao garantir o bronze no duplo mini-trampolim individual, atrás do americano Ruben Padilha (30,600) e do espanhol David Franco (29,300), e que também assegurou uma vaga para os Jogos Mundiais de Chengdu-2025, na China. Ao ser 4.ª na final Diana Gago (25,300) foi a melhor no sector feminino.