Português bateu Yago Dora e Liam O'Brien ao fazer 13,10 pontos em 20 possíveis; Estreia de Veselko adiada devido ao mau tempo
Frederico Morais venceu esta quarta-feira a 12.ª e última bateria do dia da prova Meo Rip Curl Pro Portugal, que decorre em Peniche.
'Kikas' contabilizou 13,10 pontos em 20 possíveis nas duas melhores ondas (7,17 e 5,93), batendo o brasileiro Yago Dora (11,80) e o australiano Liam O'Brien (7,90). Com este resultado o português avançou diretamente para a próxima fase da prova.
«Foi complicado, não foi tão fácil como parece», referiu Frederico Morais quando saiu da água. «Mas diverti-me e somei dois bons resultados. Estava à procura de uma onda e sabia que precisava de duas boas manobras. Felizmente, consegui o resultado. É ótimo ganhar aqui logo na primeira ronda, especialmente porque na ronda das repescagens estão excelentes surfistas.», concluiu.
Miguel Canhoto, que substituiu Kelly Slater à última da hora, já assegurou presença na terceira ronda de Supertubos, tal como A BOLA reportou.
«É como estar num jogo de futebol e estar com Messi e o Ronaldo no banco», contou Matias Canhoto, que nem jantou ou dormiu ao saber do convite para ocupar uma vaga sem saber quem havia desistido
Joaquim Chaves nas repescagens
Joaquim Chaves não conseguiu qualificação direta, pelo que vai ter de passar pelas repescagens para chegar à próxima ronda. O campeão nacional de 20 anos fez 7,77 pontos (4,60 e 3,17) e foi superado pelo vice-campeão de 2023, Jack Robinson (14,76), e pelo norte-americano Crosby Colapinto (11,20).
Na primeira bateria de repescagem, o luso vai defrontar Griffin Colapinto e Jake Marshall.
Estreia de Veselko adiada
Não era o que estava previsto, mas a primeira ronda feminina foi mesmo adiada. A organização decidiu concluir o primeiro dia do evento após o fim da vertente masculina, devido ao agravar das condições meteorológicas, com o vento forte e desfavorável a prejudicar a formação de ondas na praia.
Desta forma, a estreia da campeã nacional Francisca Veselko no 'grande palco' do surf internacional ficou adiada, com a próxima chamada marcada para esta quinta-feira de manhã.
(notícia atualizada às 15.47 horas)