Surf Joaquim Chaves é único português no dia final do Pantin Classic Galicia Pro
Joaquim Chaves é o único português a marcar presença no dia das decisões do Abanca Pantin Classic Galicia Pro (QS3000), 4.ª paragem do circuito europeu de qualificação (Qualifying Series 2023/2024) da Liga Mundial de Surf (WSL). Nos quartos de final, Chaves (13,76 pontos) eliminou Kauli Vaast (surfista francês, ex-Circuito Mundial e Challenger Series) e irá defrontar, nas meias, o também gaulês Charly Quivront. O surfista de 19 anos, 71.º do ranking à chegada a Espanha, tem a garantia que irá somará o melhor resultado da temporada (49.º em Pro Anglet Pro e 33.º em Lacanau Pro, ambos eventos em França) e dará um consequente pulo na hierarquia.
Do lote de sete surfistas portugueses (um quinteto feminino e uma dupla masculina) que entraram na água nas rondas mais adiantadas, Yolanda Hopkins, Mafalda Lopes e Guilherme Ribeiro, terminaram em 5.º lugar (chegaram aos quartos de final) e ficaram às portas do pódio na paragem galega no QS europeu, circuito de acesso ao Challenger Series (CS 2024).
“Yo”, campeã europeia em título, líder do ranking à entrada da etapa na Playa Pantin, conseguiu uma pontuação combinada de 10,50, a 0,50 pontos da basca Janire Gonzalez Etxabarri. Mafalda Lopes, surfista da Caparica, obteve o melhor registo nas etapas do QS esta temporada (13.ª em Pro Anglet e Lacanau Pro), tal como Gui Ribeiro (17.º na dupla perna francesa), afastado por Yago Dominguez, surfista basco.
Eliminadas na ronda 16, Teresa Bonvalot e Francisca Veselko despediram-se com um nono lugar. Carolina Mendes terminou em 13.º.