Filipa Godinho apresenta candidatura à presidência da Confederação do Desporto
Créditos: David Martins

Filipa Godinho apresenta candidatura à presidência da Confederação do Desporto

MAIS DESPORTO26.10.202311:20

Eleições marcadas para 13 de novembro

Filipa Godinho, Pró-Reitora da Universidade de Coimbra com o pelouro do desporto, apresentou esta quarta-feira a candidatura à presidência da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), onde é membro da atual direção.

«Não podemos continuar à espera do Estatuto de dirigente desportivo, não podemos ficar à espera de uma Carta Desportiva Nacional, temos de insistir e persistir num enquadramento tributário justo para o Desporto, não podemos, sem intervir, sem reivindicar, esperar que nos ditem as regras do financiamento ao Desporto. Temos de estar um passo + à frente, temos de liderar o debate com propostas maduras, transversais e concertadas entre todo o movimento desportivo. Temos de exigir as condições para que nos possamos tornar mais eficientes. Fala-se muitas vezes de estratégia, de planeamento, pilares fundamentais à boa governança. A verdade é que é impossível haver estratégia e planeamento com recursos alocados, apenas, para alguns meses de trabalho e que, ademais, muitas vezes tardam em chegar e nunca são certos. Só podemos planear e projetar a médio e longo prazo, se soubermos quanto teremos para investir, para ciclos de dois ou quatro anos, é fundamental um framework de financiamento mais rigoroso, mais sólido e melhor projetado no tempo. Mas apelar a um outro papel por parte do Governo, por parte da tutela, não pode significar, e connosco nunca significará, que nos desresponsabilizaremos daquele que é, também, o nosso papel», referiu a candidata da lista '+ Pelo Desporto', que tem Carlos Moia como mandatário.

O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, o antigo presidente da Federação de Ginástica de Portugal, João Paulo da Rocha, e ainda Ricardo José, ex-presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, já apresentaram candidaturas à presidência da CDP.

As eleições estão marcadas para 13 de novembro.