Diogo foi o terceiro nadador do Benfica numa final do Mundial

Natação Diogo foi o terceiro nadador do Benfica numa final do Mundial

NATAÇÃO25.07.202318:08

Com a participação de Diogo Ribeiro na final dos 50 mariposa no 20.º Mundial de Fukuoka, na qual fez história para a natação portuguesa ao conquistar a medalha de prata, a primeira do País no evento, a nível de clubes nacionais o Benfica passou a ser o único a ter tido finalistas masculinos individuais.

E se juntarmos os elementos da estafeta de 4x50 livres, onde estava Diogo Madeira, no total os encarnados elevam para três os seus atletas. Aliás, mais ninguém sequer dobra as presenças.

Isto porque Diogo, de 18 anos, tal como Alexandre Yokochi quando, aos 21, foi 5.º classificado nos 200 bruços em Madrid-1986, representavam as águias no momento em que participaram nessas seleções mundialistas.

Já a outra finalista individual e única mulher, Ana Barros, aos 50 costas em Perth-1991, onde foi 8.ª classificada também aos 21 anos, competia pelas cores do Algés.

A este grupo junta-se o já referido quarteto luso dos 4x50 livres que ficou em 7.º também na 6.ª edição de Perth 1991: Paulo Trindade provinha do FC Porto, Paulo Camacho pertencia ao Naval do Funchal, Diogo Madeira do Benfica e, por fim, Artur Costa era nadador do Sporting.