Cavalgada de Izagirre vale vitória na 12.ª etapa da Volta a França

Ciclismo Cavalgada de Izagirre vale vitória na 12.ª etapa da Volta a França

CICLISMO13.07.202318:01

Ion Izagirre, da Cofidis, deu a segunda vitória a Espanha na 110.ª Volta a França ao integrar a fuga do dia, na qual também esteve um português, Ruben Guerreiro (da Movistar, que terminou em 9.º), para vencer a 12.ª etapa do Tour, 168,8 quilómetros entre Roanne e Belleville-en-Beaujolais.

Já Jonas Vingegaard (da Jumbo-Visma) conservou a camisola amarela, símbolo da liderança da prova.

O espanhol de 34 anos que já tinha vencido uma etapa no Tour, em 2016, chegou isolado a Belleville-en-Beaujolais depois de ter feito sozinho os últimos 31 quilómetros da tirada, sendo que cortou a meta em 3.51.42 horas.

O francês Mathieu Burgaudeau, da TotalEnergies, foi segundo, a 58 segundos de Izagirre, que também ganhou 58 segundos ao terceiro, o norte-americano Matteo Jorgenson, da Movistar.

Já Ruben Guerreiro terminou no 9.º lugar, a 1.27 minutos de Izagirre.

Com várias fugas tentadas durante a etapa, sensivelmente a meioda mesma um grupo de mais de uma dezena de ciclistas, entre os quais Tiesj Benoot (Jumbo-Visma), Thibaut Pinot (Groupama-FDJ), Andrey Amador (EF Education-EasyPost), Mads Pedersen (Lidl-Trek), Van der Poel (Alpecin-Deceuninck), Guillaume Martin e Ion Izagirre (ambos da Cofidis), Ruben Guerreiro e Matteo Jorgenson (ambos da Movistar), Dylan Teuns (Israel-PremierTech), Victor Campenaerts (Lotto-Dstny), Tobias Halland Johanessen (Uno-X) e Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies), tentou a sorte e foi mesmo Van der Poel, que ontem esteve adoentado, a isolar-se.

Porém, a pouco mais de 30 km meta foi alcançado por Pinot e Jorgenson, trio que se transformou num grupo de oito corredores com a inclusão de Martin, Izagirre, Benoot, Ruben Guerreiro e Burgaudeau.

Deste lote, foi Izagirre a tomar a dianteira e a chegar isolado a Belleville-en-Beaujolais.

Amanhã, realiza-se a 13.ª etapa da Volta a França, por sinal uma das mais pequenas, 137,8 quilómetros, mas das mais… duras, com partida em Châtillon-sur-Chalaronne e chegada a Grand Colombier, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial.

Jonas Vingegaard, o líder, vai tentar defender a camisole amarela dos ataques do esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), que é segundo da geral a 17 segundos do dinamarquês.

Já o australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe) é terceiro, a 2.40 minutos.