Antigo ciclista venceu as eleições deste sábado, colhendo mais votos que Sandro Araújo e Pedro Martins; toma posse na segunda-feira
O antigo ciclista Cândido Barbosa venceu este sábado as eleições da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), que vai liderar nos próximos quatro anos, tendo derrotado Sandro Araújo e Pedro Martins ao conquistar 72,9% dos votos expressos.
A Lista C, que o duas vezes vice-campeão da Volta a Portugal (2005 e 2007) encabeça, conquistou 54 votos, contra 13 da Lista A, liderada por Sandro Araújo, e sete da Lista B, de Pedro Martins.
Ex-corredor de 49 anos formaliza candidatura à presidência da federação, prometendo reforçar a luta antidoping:«É preciso, de uma vez por todas, sem medo, comunicar à sociedade que o doping existe em todo o desporto», afirma
Barbosa, que representou Portugal nos Jogos Olímpicos Atlanta-1996 e Atenas-2004, sucede a outro antigo ciclista, Delmino Pereira, que cumpriu três mandatos, tendo liderado os destinos da modalidade durante os últimos 12 anos.
Com votos de 74 dos 76 delegados eleitos, as eleições replicaram ainda, grosso modo, os votos da Direção e Mesa da Assembleia Geral (MAG) também nos Conselhos Fiscal, Arbitragem, Disciplina e Justiça.
Assim, Francisco Fernandes é o novo presidente MAG, Alexandre Almeida encabeçará o Conselho Fiscal, Sandra Almeida o Conselho de Justiça, Rui Bernardo o Conselho de Arbitragem e Luciano Calheiros Gomes no Conselho de Disciplina.
Como vice-presidentes, Cândido Barbosa apresenta José Soares e Nelson Martins.
Federação Portuguesa de Ciclismo e Autoridade Antidopagem de Portugal empenhadas em parceria iniciada em 2023
Os órgãos sociais que foram eleitos vão ser empossados na próxima segunda-feira (dia 18), pelas 12h00, na sede do organismo, em Lisboa.