Bryshtsel foi uma das figuras do encontro, com quatro golos, e o guarda-redes Augustov foi a outra peça vital dos bielorrussos na vitória. Defrontam o vencedor do encontro entre Itália-Taiti na semifinal
Derrota muito amarga no Dubai para Portugal. A seleção nacional foi esta quinta-feira eliminada do Mundial de futebol de praia com desaire frente à Bielorrússia por 4-3, com golo no último segundo do prolongamento.
A equipa das quinas entrou muito bem no encontro, decidida a marcar nova presença na semifinal de um Campeonato do Mundo. Após muitas tentativas e chances de golo - muitas destas negadas com defesas do Augustov - no primeiro período, Duarte Algarvio quebrou a igualdade no marcador com golo aos oito minutos, confirmando a superioridade portuguesa.
Mas no segundo tempo, tudo mudou no espaço de um minuto e 20 segundos, pelos pés de Bryshtsel. Primeiro no pontapé de partida e depois através de livre direto. O jogador bielorrusso estava endiabrado e mostrou ser um verdadeiro pesadelo para a defesa lusa. Rúben Brilhante derrubou-o na área e este não perdoou ao marcar o penálti. Bola para um lado, guarda-redes para o outro.
Mas o conjunto orientado por Mário Narciso não desistiu. Depois de algumas oportunidades desperdiçadas de bolas paradas, Jordan redimiu-se ao tomar muito balanço para rematar rasteiro e bater Augustov.
Estavam relançadas as esperanças portuguesas e, momentaneamente, estas foram recompensadas. Bernardo Lopes, que tantas ameaças fez, e cujos remates foram defendidos pelo guardião adversário, fez o empate após desviar remate de Pedro Mano, já no quinto minuto do terceiro período. Tudo fizeram as seleções para carimbar passaporte para as 'meias' no tempo regulamentar, mas o embate chegou ao prolongamento. E aí, veio o desgosto.
Com três minutos para disputar, bastou apenas um segundo para que a Bielorrússia marcasse o golo mais importante da tarde. E quem mais para além de Ihar Bryshtsel? No último segundo do jogo, o jogador aproveitou desvio do colega de equipa para rematar forte para as redes de Pedro Mano. Jordan tentou no último remate igualar a partida, mas foi bloqueado pela muralha oponente.
Termina assim a campanha lusa no Mundial e a Bielorrússia espera pelo vencedor do encontro Itália-Taiti, nas meias-finais da prova.
TERMINA A PARTIDA, BIELORRÚSSIA GANHA A PORTUGAL POR 4-3
Quatro golos de Bryshtsel, um no último segundo do tempo extra, eliminaram Portugal do Mundial de futebol de praia
3' TE - O que acaba de acontecer... (4-3)... No último remate da partida, no último segundo do encontro, quem mais além de Bryshtsel para fazer o quarto golo e eliminar Portugal dos quartos de final do Mundial. Jordan ainda tentou remate direto no recomeço do jogo - só havia tempo para isso -, mas este foi bloqueado pela muralha bielorrussa.
3' TE - QUASE MARCA A BIELORRÚSSIA! Com o guarda-redes português muito avançado no campo, os bielorrussos tentaram remate de longe, mas esta sai rente ao poste direito de Pedro Mano. Respira Portugal!
1' TE - Muito perigo para Portugal, mas Jordan salva a equipa com corte fundamental para impedir que o jogador bielorrusso ficasse isolado contra Pedro Mano!
COMEÇA O PROLONGAMENTO, COM REMATE DA BIELORRÚSSIA A SAIR AO LADO
3-3 NO TEMPO REGULAMENTAR E VAMOS A PROLONGAMENTO!
Portugal chegou à igualdade com golo de Bernardo Lopes, mas não conseguiu confirmar a reviravolta. Tudo em aberto neste jogo e qualquer equipa está muito perto de se qualificar para as meias-finais. Jogam-se mais 3 minutos.
12' - Estamos perto de entrar no último minuto do encontro e um erro pode ser fatal para ambas as equipas! Augustov volta a defender remate de Pedro Mano e Portugal já leva 49 ocasiões de golo contra as 41 da Bielorrússia.
10' - Faltam menos de três minutos para o fim do tempo regulamentar e os ânimos aquecem em campo. Jogo está muito físico e Leo Martins acabou de ver cartão amarelo por entrada dura a Hardzetski. Mantém-se o 3-3.
9' - Novamente Jordan a ameaçar e novamente Augustov a negar golo português. Bê Martins levantou a bola por cima da defesa bielorrussa e de primeira o jogador luso rematou para defesa do guardião adversário.
7' - Ambas as seleções estão a ter oportunidades de sair na frente do marcador, mas para já mantém-se a igualdade. A última chance foi de Miguel Pintado já muito perto da baliza, mas remate saiu por cima.
5' - E ESTÁ FEITO O EMPATE, 3-3! Ameaçou tantas vezes e finalmente Bernardo Lopes marcou, não sem muito mérito de Pedro Mano. O guarda-redes rematou de longe e Lopes desviou já muito perto da linha de golo para repôr a igualdade no encontro!
4' - Mantém-se o 2-3 mas muita sorte agora para Portugal! Pedro Mano consegue desviar remate de pontapé de bicicleta, mas o desvio da bola na areia ajudou a impedir golo da Bielorrússia. Faltam cerca de oito minutos para o encontro acabar!
2' - Portugal entra melhor e no espaço de um minuto e 10 segundos consegue criar quatro (!) ocasiões claras de golo, mas não consegue concretizar nenhuma!
RECOMEÇA A PARTIDA PARA OS ÚLTIMOS 12 MINUTOS DO JOGO!
ACABA O 2.º PERÍODO! BIELORRÚSSIA VENCE POR 3-2
12 minutos muito difícieis para a seleção lusa, com Bryshtsel a fazer três golos para a formação da Europa de Leste. Jordan conseguiu reduzir para o 2-3 já no final deste tempo e está tudo em aberto para o último período destes quartos de final.
12' - PORTUGAL FICA MUITO PERTO DO EMPATE! Pedro Mano encontrou Jordan na ala esquerda sozinho, mas o remate de Jordan sai desenquadrado da baliza! O jogador ficou deitado na areia com muitas queixas e acabou substituído depois de receber assistência médica.
11 - PORTUGAL REDUZ PARA 2-3! Jordan é derrubado por Hardzetski e com nova bola parada a favor dos lusos, o próprio Jordan tomou balanço e bateu Augustov com remate rasteiro para o lado mais afastado do guarda-redes bielorrusso! Seleção vai em busca do empate!
9' - QUE DEFESAS INCRÍVEIS DE AUGUSTOV! Não foi uma, nem duas, mas três defesas consecutivas do guarda-redes bielorrusso e todas através de remates de Bernardo Lopes. A segunda defesa foi mesmo já em cima da linha. Que exibição do guardião bielorruso, para muito azar de Portugal.
6' - 3-1 PARA A BIELORRÚSSIA! Num momento em que o encontro tinha arrefececido, Rúben Brilhante derrubou Bryshtsel na área portuguesa para dar penálti aos adversários. A figura da formação da Europa de Leste completou o hat-trick ao atirar a bola para o canto inferior direito e Pedro Mano para o outro.
3' - Portugal vive momentos difíceis no arranque deste segundo período. A Bielorrússia teve já mais duas oportunidades claras de golo, mas os desvios da areia salvaram a equipa das quinas do 1-3.
2' - MARCA A BIELORRÚSSIA E NOVAMENTE POR BRYSHTSEL(1-2)! Erro de Pedro Mano - agarrou a bola antes de entrar na área - deu livre perigosíssimo do lado direito do guarda-redes português. Novamente o bielorrusso não perdoou e rematou para o canto superior direito para confirmar a reviravolta no marcador.
1' - RECOMEÇA A PARTIDA COM O EMPATE DA BIELORRÚSSIA! Logo na bola de partida Bryshtsel remata potente para a baliza de Pedro Mano, que ainda foi desviado no poste direito para repôr a igualdade no jogo (1-1).
TERMINA O PRIMEIRO PERÍODO, PORTUGAL VENCE BIELORRÚSSIA POR 1-0!
Vale para já o golo de Duarte Algarvio (8') nestes 12 minutos iniciais, nos quais a seleção se mostrou superior e apenas Augustov impediu uma maior vantagem lusa
10' - Que incrível falhanço nada habitual de Léo Martins! Portugal encontrou-se num 2 para 1, Jordan do lado esquerdo serve o colega de equipa, que de baliza ABERTA remata ao lado da mesma. A seleção ficou muito perto do 2-0!
8' - E ESTÁ FEITO O PRIMEIRO GOLO DE PORTUGAL, 1-0! Grande tento luso! Tudo começa dos pés de Pedro Mano que levanta a bola para Duarte Algarvio e este, de primeira, remata forte do lado direito do campo sem hipóteses para Augustov. É
7' - Que defesa incrível de Pedro Mano! Quem mais para além de Augustov? O guardião rematou forte para o canto superior esquerdo, mas o voo do guarda-redes português salva desvantagem lusa!
6'- Nova defesa para Augustov e a bola teima em não entrar! Desta vez, foi o guarda-redes Pedro Mano a tentar enganar o guarda-redes bielorrusso com remate rasteira, mas a bola não sofreu nenhum desvio traiçoeiro e Augustov impediu golo português.
5' - Com apenas cinco minutos de jogo o guarda-redes bielorrusso está já a fazer uma grande exibição! Desta vez, através de novo livre batido por Jordan, Augustov defende com o peito o remate do português.
3'- UI, UI, UI! Pedro Mano volta a ameaçar golo de Portugal com remate muito potente perto do meio campo, mas Augustov desviou por cima da baliza com a ponta dos dedos!
1' - PORTUGAL MUITO PERTO DO GOLO! Jordan foi derrubado perto da baliza de Augustov, mas na concretização da bola parada, o remate saiu ligeiramento ao lado. Primeiro sinal de perigo do encontro!
COMEÇA A PARTIDA!
Portugal tem a primeira posse de bola
ENTRAM AS EQUIPAS! DENTRO DE MOMENTOS CANTAM-SE OS HINOS!
Já são conhecidos os cinco iniciais:
Cinco inicial de Portugal: Pedro Mano (GR), André Lourenço, Jordan Santos, Bê Martins e Léo Martins
SUPLENTES: Rúben Regufe (GR), Bernardo Lopes, Bruno Torres (capitão), Duarte Algarvio, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante e Miguel Pintado
Cinco inicial de Bielorrússia: Mikhail Avgustov (GR), Vadzim Bokach, Ivan Kanstantsinau (Capitão), Anatoliy Ryabko e Mikita Chaikouski
Boa tarde! A partir das 13.00 h, a seleção nacional de futebol de praia mede forças com a Bielorrússia nos quartos de final do Mundial de futebol de praia. Pode acompanhar aqui o jogo connosco e na mesa está a discussão por um lugar nas 'meias' da prova.
A equipa das quinas apurou-se em segundo lugar ao derrotar as seleções de Omã e México, e com desaire no prolongamento frente ao Brasil. Já os bielorrussos, apuraram-se com pleno de vitórias frente a Japão, Colômbia e Senegal.
Selecionador nacional admite alguma imprevisibilidade sobre o que esperar do adversário desta quinta-feira; Bê Martins espera que a equipa esteja «totalmente concentrada» para passar às meias-finais
O objetivo, tal como apontou o selecionador Mário Narciso, é conquistar o terceiro Campeonato do Mundo da história lusa. Caso vença o adversário deste encontro, vai encontrar o vencedor da partida entre Itália-Taiti.