Vizela: 25 ações solidárias promovem «um Natal diferente»
Presidente e capitão da equipa deram o pontapé de saída numa iniciativa que envolve todo o plantel
O Vizela lançou uma campanha para promover, durante o mês de dezembro, 25 ações de solidariedade, que envolvem quatro áreas: fair-play, inclusão, combate ao insulto e intolerância por qualquer comportamento discriminatório. O pontapé de saída foi dado pelo presidente do clube, Joaquim Ribeiro, e pelo capitão, Samu.
«A minha presença aqui acaba por ser um sinal de que estamos todos dentro do mesmo e estamos todos disponíveis para ajudar. Todos os jogadores vão participar e estar completamente à disposição para as ações desta campanha. Este tipo de iniciativa acaba por ter uma maior dimensão quando ligadas ao futebol, porque o futebol move multidões e a partir daí sensibiliza mais pessoas», salienta o médio vizelense.
A campanha contará com ações de sensibilização de várias ordens, nomeadamente iniciativas de fair-play com clubes adversários – a começa já esta sexta-feira, em Chaves -, entrega de materiais desportivos a instituições de cariz social, visita a instituições da cidade, ações de promoção de boas práticas e fair play dentro e fora de campo, iniciativas de inclusão para que o futebol e os estádios sejam, efetivamente, para todos, ligação entre gerações e inclusão de toda a comunidade.
Além das ações mencionadas anteriormente, todos os dias um jogador vai exibir uma placa com frases alusivas ao propósito da campanha. As mesmas serão colocadas no Estádio FC Vizela, para que a campanha dure além do Natal e o contacto com os valores e mensagens propostos sejam perpetuados no tempo. De forma simbólica, o capitão Samu colocou hoje a primeira placa referente ao título da campanha: «Neste Natal fazemos diferente».