26 abril 2024, 16:05
Rubén de la Barrera: «Tenho a consciência tranquila. Deixo a vida por este clube»
Vizela está obrigado a vencer o Rio Ave para manter a esperança de se manter na Liga
Vizelenses ficam perto da descida em caso de derrota, enquanto vilacondenses garantem praticamente a manutenção se vencerem
O campeonato aproxima-se vertiginosamente do fim e, com ele, todas as decisões. O Vizela vive tempos difíceis. É último classificado, com apenas 21 pontos, e a esperança na manutenção direta é cada vez mais escassa. Um desaire – mesmo o empate – na receção aos vilacondenses pode ditar o fim dessa luta. Os vizelenses levam cinco derrotas consecutivas, depois de um período onde conseguiram dois triunfos e dois empates que deram novo estímulo à equipa. Rubén de la Barrera tem duas baixas na equipa, Bruno Costa e Petrov, mas já pode contar com Busnic e Lacava, que devem ser titulares.
Do outro lado, está o Rio Ave, equipa que ganhou nova vida após o mercado de inverno, altura em que pôde contratar jogadores. O rei dos empates – 16 em todo o campeonato – tem mais dez pontos que a formação minhota e já não perde há oito partidas. Aliás, se puxarmos a fita atrás, conseguimos ver que a turma rioavista só perdeu um jogo na segunda volta, em Famalicão. Luís Freire não vai poder contar com Amine, Pantalon e Josué Sá para Vizela.
O início de Rubén de la Barrera no Vizela foi promissor, mas os últimos jogos têm sido madrastos para o técnico espanhol. O Vizela, joga bem, até cria ocasiões de golo, mas é pouco eficaz e muito pouco pragmático. O primeiro golo sofrido em Braga, com o guarda-redes a perder a bola quando tentava fintar um adversário, é o espelho disso. Ainda assim, Ruberto deve manter-se na baliza, enquanto Busnic deve dar força ao miolo de terreno e Lacava velocidade ao ataque. Só a vitória mantém o Vizela na luta pela manutenção.
Sistema: 4x2x3x1
Onze provável (4x2x3x1): Ruberto; Tomás Silva, Jota, Anderson e Lebedenko; Samu e Busnic; Lokilo, Domingos Quina e Lacava; Essende.
Lesionados: Bruno Costa e Petrov
Figura: Essende
É, sem sombra de dúvida, a figura da temporada do Vizela. Houvesse mais jogadores como Samuel Essende e os vizelenses não estariam na posição em que se encontram. O avançado francês leva já 15 golos na época – 14 no campeonato e um na Taça de Portugal – e uma assistência. Depois de seis jogos sem fazer o gosto ao pé, Essende voltou a marcar em Braga dando, nessa altura, vantagem aos vizelenses e é com ele que os adeptos esperam gritar golo este sábado.
O que disse Rubén de la Barrera na antevisão da partida:
26 abril 2024, 16:05
Vizela está obrigado a vencer o Rio Ave para manter a esperança de se manter na Liga
Os vilacondenses passaram quase metade do campeonato a empatar (16) e estão perto de igualar o recorde absoluto de igualdades num só campeonato. O Rio Ave é uma equipa pragmática e que privilegia o resultado em detrimento do «jogar para o espetáculo». Em boa verdade, não nos podemos esquecer que o emblema de Vila do Conde não pôde inscrever jogadores na primeira metade da temporada. Seja como for, Luís Freire tem consciente que um triunfo praticamente garante a manutenção e é isso que vai procurar em Vizela. O treinador deverá apostar no mesmo onze que empatou com o Arouca.
Sistema: 3x4x3
Onze provável: Jhonatan; Miguel Nóbrega, Aderlan Santos e Patrick William; Costinha, João Teixeira, Tanlongo e Vrousai; Joca, Aziz e Fábio Ronaldo.
Lesionados: Amine, Pantalon e Josué Sá
Figura: Joca
Tem feito uma excelente ponta final de campeonato, cotando-se como um dos melhores jogadores rioavistas. Joca está em excelente forma e já igualou o melhor registo ao serviço do emblema de Vila do Conde. O médio já marcou três golos, em 26 jogos, o último na passada jornada com o Arouca, depois de ter marcado também ao Gil Vicente. Deverá ser uma das primeiras escolhas de Luís Freire para tentar chegar aos 34 pontos.
O que disse Luís Freire na antevisão da partida:
26 abril 2024, 14:45
Treinador vilacondense projetou o encontro com o Vizela, agendado para amanhã, no Minho