Vitória de Guimarães «Vitória é um clube gigante!»
Charles (29 anos) está de regresso ao futebol português. E o guarda-redes sente que este ingresso no Vitória de Guimarães – assinou por duas temporadas – é uma entrada por uma porta de «um clube gigantesco». É esta a noção que o jogador tem do seu novo emblema, depois de ter representado em Portugal o Vizela e o Marítimo, durante seis anos. A época passada esteve no Olympiakos Nicósia (Chipre).
«Estou muito feliz por estar no Vitória. Muito feliz mesmo», confessou Charles nas primeiras declarações como jogador dos conquistadores, recordando não ter hesitado assim que recebeu a proposta dos conquistadores: «Emocionei-me! Quando recebi o convite não pensei duas vezes. Disse: aceito, quero ir! Tinha na memória, sempre que vinha jogar cá, que era um clube grande, gigantesco. Todo o jogador almeja estar num clube grande. Hoje sinto-me realizado de estar nesse gigante de Portugal.» Igualmente satisfeito ficou por o estarem a apelidar de ‘muralha’, pela segurança com que se apresenta entre os postes, e espera «juntamente com os companheiros retribuir» a expectativa que sobre ele se gera.
O guardião brasileiro reconhece que o clube possui «bons guarda-redes» nos seus quadros, identifica e compreende «o carinho que os adeptos têm do Varela», que avalia como «um excelente guarda-redes». E, por isso mesmo, exibe um tremendo respeito por este companheiro e concorrente pelo lugar: «Tem uma afinidade muito grande com ele, inspiro-me no profissional que ele é. Venho aqui acrescentar, em benefício do Vitória.»
Charles tem a noção de estar a dar um passo em frente na carreira, aumentando o grau de exigência. «Grandes nomes já passaram por este clube. E tem um grande nome na baliza também. Não digo que é um peso, mas é uma responsabilidade muito grande representar o Vitória. Esta cobrança obriga-me a dar sempre o melhor. Venho muito feliz e muito motivado», manifestou.