Vitória de Guimarães: Baio viveu o primeiro dia do resto da sua… carreira
Jovem lateral-direito respondeu à altura ao exigente teste internacional ao serviço dos conquistadores. (Foto: IMAGO)

Vitória de Guimarães: Baio viveu o primeiro dia do resto da sua… carreira

NACIONAL26.07.202422:35

Jovem lateral-direito debutou nas competições europeias e promete luta feroz por um lugar no onze vitoriano. «Fez um belíssimo jogo», analisou Rui Borges; carreira quase toda realizada nos conquistadores

25 de julho de 2024. Esta é uma data que Alberto Baio não vai, garantidamente, esquecer. Afinal, foi neste dia, ontem, portanto, que o jovem lateral-direito, logrou estrear-se nas competições europeias. Aos 20 anos, foi aposta de Rui Borges para o jogo da primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, num duelo realizado em Malta, diante do Floriana, e que o Vitória de Guimarães venceu (1-0).

A exibição de Baio foi extremamente consistente – teve nota 6 em A BOLA – e até o (natural) nervosismo habitual acabou por desaparecer num ápice para se transformar numa prestação personalizada, com segurança defensiva e astúcia ofensiva.

Não foi, pois, de estranhar que Rui Borges, no final da partida, tenha deixado bastantes elogios ao jovem internacional sub-18 e sub-20 português.

«O Alberto deu uma boa resposta. Fez um belíssimo jogo, tal como o João Mendes, no lado oposto. Estou feliz pelo Alberto, podia sentir a pressão do jogo, por ser uma competição europeia, mas não», notou o técnico dos vitorianos.

Técnico dos vimaranenses gostou da exibição do jovem lateral-direito. (Foto: IMAGO)

Alberto Baio deu os primeiros pontapés na bola nas escolinhas do Tirsense, mas rapidamente entrou no radar do Vitória e mudou-se para Guimarães. Ao serviço dos minhotos percorreu todos os escalões de formação e rumou à equipa B, onde esteve nas últimas três temporadas. Na época passada, porém, até logrou a estreia na elite vimaranense, alinhando num jogo da Liga e noutro da Taça de Portugal. O passo seguinte foi, então, as provas internacionais, e Rui Borges explicou porquê: «Apesar de ter treinado com a equipa principal na época passada, é um miúdo que vem da equipa B, tem trabalhado para ter estas oportunidades e terá mais. Cumpriu, jogou muito bem, é um miúdo com um perfil muito bom e, no futuro, sinceramente, vai ser um excelente lateral-direito. Teve esta oportunidade porque mereceu, trabalhou para a concretizar durante a pré-época e cumpriu muito bem.»

Apesar do lapso inicial de Albert Baio, algo perfeitamente normal para um jovem que estava a debutar nas competições europeias, Rui Borges preferiu valorizar a resposta dada pelo jovem. «No início teve um erro que podia ter saído caro, podia abalar com ele, mas num jogo europeu deu uma resposta muito positiva, com uma tranquilidade enorme. Esteve sempre muito concentrado, muito forte nos duelos e tudo isso era muito importante», elogiou o novo técnico dos conquistadores.

O momento merece o destaque e a dedução é simples: Baio viveu o primeiro dia do resto da sua… carreira.