16 dezembro 2024, 22:33
Bruno Brígido: «Golo demasiado cedo atrapalhou a nossa estratégia»
Guarda-redes do Estrela da Amadora lamentou a derrota no Dragão, mas elogiou a sua equipa, que fez uma boa exibição apesar de algumas ausências
Treinador do FC Porto ficou satisfeito com a conquista dos três pontos, novamente no Dragão, diante do Estrela da Amadora
O FC Porto somou a sétima vitória consecutiva no Estádio do Dragão, desta vez diante do Estrela da Amadora (2-0), e Vítor Bruno mostrou-se muito satisfeito pelos três pontos, que permitiram à sua equipa regressar ao segundo lugar da Liga Portugal, ultrapassando o Benfica, embora à condição.
- Praticamente dominou de fio a pavio, mas demorou a colocar a pedra em cima do assunto.
- Sim, é um jogo dominado, controlado. Fazemos o golo na primeira parte, temos um outro, diria dois, três momentos em que podemos definir melhor para pôr alguém na cara do golo. Mesmo na cara do golo podíamos ter ido mais rápido, com outro tipo de critério. Não fizemos na primeira parte. Na segunda parte continuámos à procura de segundo golo. O guarda-redes Bruno Brígido tem duas, três defesas de altíssimo nível e depois conseguimos fazer o 2-0 na parte final. Uma vitória completamente justa que não oferece discussão.
16 dezembro 2024, 22:33
Guarda-redes do Estrela da Amadora lamentou a derrota no Dragão, mas elogiou a sua equipa, que fez uma boa exibição apesar de algumas ausências
- Apesar de tudo, a equipa soma aqui uma série de jogos já consecutivos sem sofrer golos e mais do que isso, nos últimos jogos têm concedido muito pouco aos adversários, muito poucas oportunidades de surgirem na cara do golo. Isto é uma boa notícia?
- Sim, é uma boa notícia e é uma boa notícia também num dia de segunda-feira, mais uma vez, com mais de 30 mil pessoas aqui, na quinta-feira voltou a ser dessa forma. Os adeptos têm ajudado muito a equipa também nesta fase mais recente agora. É verdade que o adversário acho que não tem nenhum remate enquadrado na baliza. Tem uma aproximação na segunda parte, num remate que passa por cima. De resto, não me recordo de nenhum lance que ofereça perigo. É sempre bom manter a baliza a zero, solidez defensiva, ganhar consistência, criar hábitos também de não sofrer golos. É sempre importante para se poder ganhar.
- Hoje voltava a ter aqui o Nico González disponível e ele salta diretamente para o 11. E com isso o Varela acaba por ficar fora do 11. Tinha jogado quinta, mas já tinha ficado fora também nos dois jogos imediatamente anteriores. Sendo que o Varela é um jogador que, praticamente desde que chegou ao FC Porto na época passada, era quase sempre titular. Há aqui uma explicação óbvia para, nos últimos jogos, o Vítor Bruno não estar a apostar com tanta constância no Varela como titular?
- Não, é uma questão de opção. Como disse e bem, o Varela vem de uma sequência de jogos muito larga desde o momento em que veio da Argentina para cá, sem pausa, sem descanso. Pode estar neste momento também a faltar um bocadinho aquilo que é o rendimento, mas o Varela oferece sempre garantias, pode não começar de início, mas é alguém para nós, é um titular.
16 dezembro 2024, 22:42
Médio marcou o 4.º golo na Liga
- Hoje continua a apostar no Galeno como titular, como lateral esquerdo. O FC Porto, sobretudo na primeira parte, pareceu que dava demasiado pisca à esquerda, investia pouco do lado direito. Isto foi algo que também tentou corrigir com a equipa em tempo de intervalo, para a equipa não afunilar tanto o jogo sempre para aquele lado?
- Sim, mas acaba por ser a tendência, por aquilo que é o perfil do jogador, de quem está à direita e quem está à esquerda. Tendo o Fábio à direita, natural e tendencialmente, ele vai colocar-se em espaços interiores, que é onde ele é forte, a procurar também o pé forte dele. O Galeno é alguém que dá muita saída para fora e consegue injetar velocidade. É normal que a equipa se sinta confortável assim pela esquerda, tendo ali Pepê. Muitas vezes tem Pepê, Danny e Galeno, são três homens ali que conseguem associar-se bem. Do outro lado estava um bocadinho mais despido, mas a equipa na segunda parte conseguiu dividir melhor o espaço assim pela esquerda e pela direita. E, no fundo, acabámos por tirar um bocadinho melhor de cada um, dentro daquilo que é a sua missão e do espaço que ocupa.
- Este campeonato já nos provou que os altos e baixos podem surgir a cada esquina. A verdade é que o FC Porto, nesta jornada, ganha novamente pontos ao Benfica. Há uns tempos estava muito mais longe do Sporting do que está agora e há pouco, com o Nico no relvado, falávamos também sobre isso. Até final do ano ainda há um duelo entre adversários diretos, entre o Sporting e o Benfica, em que um ou os dois terão sempre de perder pontos. Este é o momento em que é necessário ter aquela frieza de perceber que é proibido perder pontos, mais ainda porque, se isso acontecer, o FC Porto vai sempre ganhar terreno a um ou outro.
- Sim, mas isso não nos preocupa. O importante é que este tipo de jogos valem campeonatos. No final, muitas vezes, nos jogos com equipas ditas não grandes, se sinta muita coisa numa perda possível de pontos que possa haver. A nós interessa-nos é olhar para nós e olhar para amanhã, para o dia de trabalho. Temos de ter um bom nível.