Liga 2 Vilafranquense SAD e a mudança para as Aves: «Objetivo é subirmos à Liga»
A Vilafranquense SAD vai deixar Vila Franca de Xira a partir de 2023/2024, mudando-se para a Vila das Aves, que fica a mais de 300 quilómetros da atual sede. O acordo negociado entre a Vilafranquense SAD e o refundado Desportivo das Aves 1930 foi aprovado, no sábado, pelos sócios do emblema que alinhou, esta temporada, na Divisão de Honra da Associação de Futebol (AF) do Porto.
«Estar na Liga é um sonho. Se não for já este ano, certamente vai ser no próximo ou no outro a seguir. O primeiro objetivo é subirmos o mais rápido possível. A partir daí, sonhar não custa e sonhar alto ainda é melhor. Temos visto clubes como o Paços de Ferreira ou o Arouca a irem à Liga Europa, também temos esse sonho e espero que consigamos lá chegar num futuro próximo», referiu Henrique Sereno, presidente da Vilafranquense SAD, em conferência de imprensa, descrevendo como «ambicioso» o projeto que está em andamento.
O Aves Futebol SAD, como se irá passar a chamar o atual Vilafranquense SAD, mudando o emblema, mas mantendo o branco e vermelho como cores, vai competir, em 2023/2024, na Liga 2 ou no primeiro escalão do futebol português, caso o conjunto que tem atuado em Rio Maior consiga a subida.
«Se ganharmos continuamos na luta até ao fim e tudo pode acontecer. Sabemos que é vital vencer para sonhar. Senão, iremos fazer um fim de campeonato à nossa imagem e preparar já o ano seguinte», afirmou.
«Todos os jogadores que têm contrato com a SAD continuarão a tê-lo e só se transferem para a Vila das Aves. Vamos contratar novas pessoas, mas será um processo normal e ninguém irá ficar em Vila Franca de Xira se tiver contrato connosco», prosseguiu, defendendo que a sociedade mantém uma boa relação com as pessoas pertencentes ao emblema de Vila Franca de Xira:
«Temos uma boa relação com o clube e vamos continuar a patrocinar a União Desportiva Vilafranquense nos próximos três anos», apontou.
Recorde-se que o Aves 1930 estava impedido há duas épocas de inscrever jogadores. A Vilafranquense SAD procurava um estádio para competir na nova época, mudando-se, assim, para a Vila das Aves, que fica a cerca de 320 quilómetros de Vila Franca de Xira. Por outro lado, a União Desportiva Vilafranquense vai começar de novo, descendo aos campeonatos distritais.