Última corrida, última vitória para Mark Cavendish
Mark Cavendish
Foto: IMAGO

Última corrida, última vitória para Mark Cavendish

CICLISMO10.11.202410:30

Critério de Singapura viu despedida do velocista

Uma despedida em grande para Mark Cavendish, que este domingo venceu a última corrida profissional antes da reforma definitiva, aos 39 anos.

O recordista de vitórias em etapas na Volta à França venceu o Critério de Singapura, 25 voltas a um circuito de 2.3 km quilómetros, patrocinado pela Volta a França,  e bem ao seu estilo, ao sprint. Acaba com 166 corridas ganhas, incluindo o campeonato do mundo em 2011.

Depois de uma primeira paragem, voltou e em julho venceu a sua 35.ª etapa na Volta a França, batendo o recorde de Eddy Merckx.

«Apercebi-me nas últimas cinco voltas que eram os últimos 15 quilómetros da minha carreira, senti isso. Não corria desde a Volta a França, por isso perdi um pouco a concentração, mas a minha equipa fez um grande trabalho. Tive de deixar entrar o Jasper [Philipsen] e o Biniam [Girmay] na última volta, estava nervoso com a possibilidade de cair se lutasse. Queria mesmo terminar a minha última corrida e queria muito ganhar. Estou muito orgulhoso por ganhar o Criterium como a minha última corrida profissional», disse ao Eurosport.

«Adoro este desporto, sempre adorei, sobretudo a Volta a França que não só uma corrida, é o maior evento desportivo do Mundo, é o sonho de crianças, de adultos. O ciclismo é uma grande forma de liberdade, de conhecer pessoas, de estar sozinho com os pensamentos é uma forma de sermos como quisermos. Tem tanto potencial como desporto, como meio de transporte, como passatempo, e eu acredito mesmo nisso, sempre acreditei nisso e tento fazer tudo o que posso para ajudar a promover. Isso não vai parar, mesmo que eu já não esteja a andar de bicicleta. Na verdade, talvez possa dedicar-me mais a isso agora. Estou realmente ansioso pelo que o resto da minha carreira me reserva, mas não na bicicleta», referiu ainda.

«Não podia ter desejado uma despedida melhor do que esta. Ter a minha mulher e os meus amigos aqui é ótimo. Estou muito emocionado, muito grato e espero que todos tenham gostado», disse emocionado.

(em atualização)