Vimaranenses querem apanhar o SC Braga na tabela classificativa e equipa da Reboleia anseia por regressar aos bons resultados
Um duelo quase de polos opostos, porque nenhuma das equipas está nem no pódio nem abaixo da linha de água.
Ainda assim, este V. Guimarães-Estrela da Amadora significa uma oportunidade diferente para cada emblema. Enquanto os Vimaranenses procuram dar continuidade à boa série de resultados e apanhar o SC Braga na tabela classificativa, o Estrela da Amadora desespera por regressar aos triunfos, o que não acontece desde o início de dezembro.
Motivação não falta e espera-se um Estádio D. Afonso Henriques bem composto para o jogo que encerra a 18.ª jornada do campeonato, num domingo à noite.
V. Guimarães recebe o Estrela da Amadora a partir das 20h30 com arbitragem de Miguel Nogueira, auxiliado por Francisco Pereira e Nuno Pires. O 4.º árbitro será Flávio Duarte e no VAR estarão Cláudio Pereira e Tiago Costa.
Minhotos lideram no histórico de confrontos
As estatísticas são favoráveis ao V. Guimarães, principalmente se olharmos para os jogos em casa. Em 18 confrontos, os minhotos venceram por dez ocasiões. Registaram-se ainda quatro empates e quatro vitórias do Estrela da Amadora.
Na primeira volta, na Reboleira, os vimaranenses venceram por 1-0 graças a um golo de Jota Silva aos 24 minutos.
V. Guimarães
A equipa de Álvaro Pacheco tem a missão de apanhar o SC Braga na tabela classificativa, que leva neste momento três pontos de vantagem.
O Vitória de Guimarães vem de duas vitórias consecutivas e já não perde desde 11 de novembro, na receção ao FC Porto.
Equipa provável: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Toni Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Jota Silva, Nuno Santos e André Silva
Sistema tático: 3x4x3
Lesionados: André André, Mikel Villanueva e Telmo Arcanjo
Castigados: -
Treinador: Álvaro Pacheco
«Temos uma ambição e um desejo muito grande de dar continuidade ao excelente trabalho e aos resultados que temos conquistado. Queremos dar continuidade, um adversário difícil e estamos convencidos que vamos continuar nesta senda.»
O treinador do Vitória de Guimarães fez a antevisão à partida com o Estrela da Amadora, da 18.ª jornada da Liga, este domingo, às 20.30 horas; abordou o mercado, confirmando a saída de Nélson da Luz.
Figura: Jota Silva
O avançado português, de 24 anos, está a realizar uma temporada de excelência. Já lá vão oito golos em todas as competições (cinco na Liga) e quatro assistências para os companheiros. Um jogador com uma alma enorme que deixa os defesas adversários com muito trabalho pela frente. Marca há dois jogo consecutivos, tendo sido decisivo para a Taça de Portugal com o golo da vitória (1-0), frente ao Penafiel e iniciou a reviravolta, contra o Arouca, ao fazer o empate a um, na altura.
E. Amadora
A equipa da Reboleira encara a visita a Guimarães como o possível ponto de viragem à crise de resultados. O Estrela não vence desde dezembro, quando bateu em casa o Boavista por 3-1.
De resto, dois empates consecutivos, apesar de a linha de água ainda ser uma miragem.
Equipa provável: Brígido, Omurwa, Pedro Mendes e Mansur; Hevertton, Léo Cordeiro, Pedro Sá e João Reis; Ronald, Kikas e Ronaldo Tavares
Sistema tático: 3x4x3
Lesionados: António Filipe, Miguel Lopes e Jean Felipe
Castigados: -
[Gaspar e Keliano estão na CAN]
Treinador: Sérgio Vieira
«Não acredito que possa ser mais fácil ou mais difícil para qualquer das equipas por causa do sistema. O sistema é uma coisa estática, mas dentro dele a parte estratégica é algo que varia de jogo para jogo»
Sérgio Vieira considera que fatores como as novidades garantidas no mercado, a estabilidade do plantel e a melhoria das condições meteorológicas e dos relvados levarão os tricolores a evoluir e a alcançar os resultados desejados na segunda volta da Liga
Figura: Kikas
Está no topo de goleadores da equipa com quatro golos e vai concorrer com Jota Silva para tentar ser feliz na hora de rematar à baliza.