FC Porto Varela encaminhado (jogo do Boca na última madrugada pode ter sido o adeus)
Depois de longas semanas de um conclave negocial, com avanços e recuos sistemáticos, parece haver finalmente via aberta para a conclusão da transferência de Alan Varela para o FC Porto, colmatando, assim, a lacuna mais evidente do plantel orientado por Sérgio Conceição, após a saída de Matheus Uribe para os cataris do Al Sadd.
Na Argentina garantem que o negócio entre dragões e xeneizes está bem encaminhado, com todas as exigências e cedências de parte a parte a serem ultrapassadas, havendo relatos de trocas de documentação já em marcha para que Alan Varela possa viajar para Portugal o mais cedo possível e se tornar dragão até junho de 2028.
Na generalidade, sempre houve intenção de o FC Porto pagar oito milhões de euros de montante base pela transferência, com três milhões de euros pagos à cabeça - os dragões inicialmente queriam apenas despender esse dinheiro em setembro -, mas entretanto ocorreu um braço de ferro entre as partes relativamente à verba a pagar por objetivos (€3,2 M), com os argentinos a exigirem à ultima hora mais 450 mil euros. Acordado também está uma percentagem (supostamente de 20 por cento) numa futura venda do médio.
Despedida no Uruguai?
Alan Varela foi titular na última madrugada no Nacional de Montevideu-Boca Juniors, referente à primeira mão dos oitavos de final da Taça dos Libertadores. Apesar de a transferência para o Dragão estar iminente, a imprensa argentina relatava que foi o próprio jogador que fez questão de alinhar contra os uruguaios com a promessa de que o Boca Juniors o deixaria viajar para Portugal assim que regressasse à Argentina.
O médio fez sempre enorme pressão para sair, mas pretendia sair a bem do clube onde se projetou e não em rota de colisão do elenco diretivo, sobretudo com o vice-presidente Juan Róman Riquelme, que é que conduz os processos de vendas e compras de jogadores para o plantel do emblemático clube da América do Sul.
Apesar de haver sempre o risco de se lesionar, Alan Varela mostrou comprometimento para com o Boca Juniors, sinal de que respeita a hierarquia, mas também correndo o risco de se lesionar.
O facto de ter alinhado não terá agradado aos dirigentes portistas, pois qualquer percalço físico por fazer ruir o negócio...