Varandas deixa recado ao Conselho de Disciplina da FPF
Frederico Varandas

Varandas deixa recado ao Conselho de Disciplina da FPF

NACIONAL20.09.202315:31

Presidente pronunciou-se sobre possibilidade de o Sporting ser castigado por declaração de Carlos Xavier, na sequência de processo disciplinar instaurado pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF

Perante a possibilidade do clube de Alvalade vir a ser punido pelas declarações de Carlos Xavier na Sporting TV, proferidas a 8 de setembro, em que se referiu a Taremi, avançado do FC Porto, como «um muçulmano que quando veio para Portugal não sabia nadar e agora já sabe mergulhar», o presidente dos leões, Frederico Varandas, reagiu, esta quarta-feira, em Beja, de onde a comitiva partiu para a Áustria. 

«O Carlos Xavier teve um comentário infeliz, ele próprio teve o cuidado de se retratar publicamente, apelidou o jogador como muçulmano, e a verdade é que já pediu desculpas publicamente, assim como ao jogador, ao Sporting e à Sporting TV, porque não se revê nesse tipo de comentários. Mas, parece que há pessoas que podem dizer o que querem neste país… Eu próprio durante anos ouvi pessoas com discursos publicamente a referirem-se às pessoas de Lisboa como mouros, na verdade um discurso exibicionista, discriminatório, xenófobo, onde alimenta a divisão do país, parece que há uns que são os puros e os outros os mouros. Não sei se o Conselho de Disciplina tem noção, acredito que tenha, mas mouro é sinonimo de sarraceno, de quem pratica o islão. Enquanto português ouvir essas declarações não acho piada, acredito que os muçulmanos também não achem piada alguma», realçou, em declarações difundidas pela SIC.