V. Guimarães vence SC Braga em dérbi escaldante (veja o resumo)

Liga V. Guimarães vence SC Braga em dérbi escaldante (veja o resumo)

NACIONAL27.02.202323:17

O Vitória de Guimarães cimentou posição de UEFA triunfando no escaldante dérbi do Minho frente ao SC Braga, por 2-1 (2-0, ao intervalo), que contou com três expulsões (uma para a equipa da casa e duas para os forasteiros). Os bracarenses falham o assalto ao segundo lugar, que continua a pertencer ao FC Porto, com dois pontos de vantagem. 

Uma entrada intranquila dos centrais dos guerreiros fez implodir a estratégia que a equipa de Artur Jorge levava para este desafio. Um amarelo a Niakaté e, depois, idêntico cartão a Tormena ilustram a pálida imagem dos bracarenses, que se acentuou com falta do francês cometida na área sobre Safira, passível de grande penalidade.

Na sequência deste lance, Niakaté foi expulso e da marca dos 11 metros Tiago Silva não perdoou, colocando a formação de Moreno Teixeira na liderança do marcador, ao minuto 31.

O Vitória manteve a agressividade e objetividade em campo e, dez minutos depois do primeiro golo, Safira elevou a contagem, num tremendo golpe de cabeça, a cruzamento de André Amaro.

O SC Braga tentou reagir no segundo tempo, mas tardiamente. Conseguiu retirar de campo Tiago Silva, por acumulação de amarelos, repondo a igualdade numérica de jogadores em campo, ao minuto 54, e só atenuou a desvantagem, por Djaló, ao minuto 88, ficando pouca margem para habilitar o empate.

Com este desfecho, os vitorianos prosseguem uma série de cinco jogos sem perder (apenas um empate pelo meio, na semana passada com o Casa Pia). Já os arsenalistas encerram um ciclo de três triunfos consecutivos.