Rui Borges: «A concentração frente a estas grandes equipas é essencial»
Rui Borges treinador do Vitória de Guimarães. Imagem: ESTELA SILVA/LUSA

Rui Borges: «A concentração frente a estas grandes equipas é essencial»

Treinador dos conquistadores fez a antevisão à partida com o FC Porto, em casa, este sábado, às 18 horas, da 6.ª jornada da Liga; treinador dos conquistadores revela que a equipa vai ser igual a si própria, apesar de reconhecer o valor do adversário

Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, tem noção que o FC Porto não é um adversário qualquer, mas acredita piamente no seu processo e no valor da sua equipa, sendo que não olha, ainda, para a tabela classificativa.

«A luta são os três pontos. O meu discurso vai nesse sentido. Preocupado com o jogo, porque é o próximo, frente a uma equipa competitiva, a querer entrar forte, uma equipa grande nesse sentido. Mas vai encontrar uma equipa forte e moralizada. Vamos ser nós próprios sem fugir àquilo que temos apresentado», sublinhou o técnico, que se diz pronto para mais um teste.

«Os desafios têm sido sempre constantes. De forma geral, na sociedade portuguesa, arranjamos sempre forma de não valorizar muito quem faz as coisas bem. Com o Floriana era um adversário fraco e tínhamos obrigação, com o Zurique igual, depois, no campeonato, com o Famalicão é que vão ser postos à prova, não, agora é com o SC Braga. Não valorizamos muito o que se faz de bom. Para este jogo, acredito que o FC Porto faça uma ou outra alteração na frente e coloque muita intensidade. Há jogadores que dão coisas diferentes, pois o Namaso dá umas coisas e outros dão outras. Do outro lado há qualidade acima da média e qualquer erro pode custar caro. Não vamos fugir daquilo que temos sido. Fomos iguais com o SC Braga e com o Floriana, no rigor defensivo e ofensivo, claro que em termos estratégicos há sempre mudanças pontuais. Acredito que os adeptos vão continuar a aparecer em força e acho que vai estar um grande ambiente que nos vai ajudar com certeza.»

O treinador, de 43 anos, não confirma a ausência de Mikel Villanueva, que saiu lesionado no último encontro, e insiste na concentração.

«Mikel continua em dúvida, é uma questão de dia-a-dia, por isso até à hora do jogo não é fácil prever. A concentração frente a estas grandes equipas é essencial. Se mantivermos o rigor acredito que vamos fazer um belíssimo jogo. Os jogadores têm criado bons hábitos dentro de campo. Acho que vai ser um grande jogo.»

Rui Borges ainda refere que o triunfo no dérbi, frente ao SC Braga, é especial pelo sentimento que deixa nos adeptos, no entanto ressalva que foram apenas mais três pontos.

«Vale o dobro por aquilo que representa para todos os adeptos, isso sim. Para mim, vale três pontos. Sente-se sempre mais qualquer coisa, pois sei o que significa para os adeptos. Sei que a vitória e a derrota significa o mesmo ou ganhamos três pontos ou perdemos. Respeito toda a gente. Sei estar tranquilo e equilibrado, pois foram três pontos, frente a uma equipa que costuma lutar pelo título e que jogou a Champions no ano passado. Temos de ter capacidade para nos adaptar, pois o triunfo com o Estoril foi complicadíssimo, por exemplo. Sempre humildes e a respeitar os adversários.»